
Em um momento de recuperação da economia brasileira, a indústria nacional investe pesado na robotização da produção. Em média, 1,5 mil robôs são instalados por ano no Brasil, principalmente na indústria automobilística, o que representa, em nosso país, uma proporção de dez equipamentos para cada 10 mil trabalhadores — relação considerada baixa, se levarmos em conta que na Coreia do Sul, líder na robotização no mundo, são 531 equipamentos para cada 10 mil trabalhadores.
Além da indústria automobilística, a robotização no Brasil também atinge outros setores como as indústrias de alimentos e bebidas, química e eletroeletrônica.
O professor Afonso Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, explica que, mesmo no contexto de crise econômica, as empresas vão investir na robotização, por ser uma questão ligada à diminuição do custo da produção. “Enquanto isto for um critério fundamental para as empresas, elas irão continuar investindo”, afirma.
Confira a íntegra da entrevista acima.