Indústria brasileira investe na robotização da produção

Em média, 1,5 mil robôs são instalados por ano no País, principalmente na indústria automobilística

 27/09/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP
Robôs em uma indústria de vidros – Foto: ICAPlants via Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Em um momento de recuperação da economia brasileira, a indústria nacional investe pesado na robotização da produção. Em média, 1,5 mil robôs são instalados por ano no Brasil, principalmente na indústria automobilística, o que representa, em nosso país, uma proporção de dez equipamentos para cada 10 mil trabalhadores — relação considerada baixa, se levarmos em conta que na Coreia do Sul,  líder na robotização no mundo, são 531 equipamentos para cada 10 mil trabalhadores.

Além da indústria automobilística, a robotização no Brasil também atinge outros setores como as indústrias de alimentos e bebidas, química e eletroeletrônica. 

O professor Afonso Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, explica que, mesmo no contexto de crise econômica, as empresas vão investir na robotização, por ser uma questão ligada à diminuição do custo da produção. “Enquanto isto for um critério fundamental para as empresas, elas irão continuar investindo”, afirma.

Confira a íntegra da entrevista acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.