Mauricio Lissovsky fala sobre fotografia em aula magna na USP

Historiador, redator e roteirista, o professor apresenta a aula inaugural da pós em Meios e Processos Audiovisuais da ECA

19/09/2017 - Publicado há 7 anos
Mauricio Lissovsky – Foto: Reprodução/Ancine via Youtube

No dia 22 de setembro, será realizada a aula inaugural do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A atividade recebe o historiador, redator e roteirista Mauricio Lissovsky.

Professor da Escola de Comunicação (Eco) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lissovsky apresentará a aula Retratos invisíveis, coisas invisíveis, mulheres invisíveis: a fotografia em circunstâncias impossíveis.

Durante muito tempo, sustentou-se que a valorização das mulheres no campo da fotografia dependia do reconhecimento de um olhar próprio ao feminino que deveria ganhar maior visibilidade no meio. Mais recentemente, com as políticas de gênero, o debate foi deslocado e outro aspecto passou a ser enfatizado: não seria o espaço das mulheres no mercado, nos museus e galerias e na própria história canônica da fotografia que verdadeiramente importa? E, ainda assim, quando nos movemos do “olhar feminino” para as “fotógrafas profissionais”, ainda resta algo de peculiar à fotografia feita por mulheres? A partir da apresentação de alguns estudos de caso pretende-se discutir os termos desta pergunta.

Lissovsky é doutor em Comunicação pela UFRJ e professor de Teorias da Imagem e da Visualidade na mesma instituição. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos visuais, com ênfase em fotografia, cinema, memória e política.

A aula magna será no dia 22 de setembro, às 16h30, no Auditório Paulo Emílio, 2º andar do prédio principal da ECA – Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo-SP.