O violeiro Vinícius Alves no Revoredo

O compositor desenvolveu técnica apurada e inventiva e se tornou um dos mais importantes violeiros da atualidade

 14/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 16/02/2018 as 14:36
Por
Logo da Rádio USP

Clique aqui para fazer o download

As obras do violeiro Vinícius Alves são destaque do Programa Revoredo desta quinta-feira, 14 de setembro.
Alves nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo e tornou-se violeiro pelas mãos de Ivan Vilela. Ex-roqueiro da banca Luzes do Blecaute, se autoavalia guitarrista medíocre. Autodidata  desenvolveu técnica própria, apurada e inventiva, que aliada a sua musicalidade, faz dele um dos mais importantes violeiros do país dos últimos 10 anos.  Neste programa as músicas são do CD de Vinícius Alves Viola e Veredas, como a primeira música Improviso violado, de Alves, com interpretação do próprio compositor.

Na apresentação tem  Trecho de Viola, composição e interpretação também de Alves. Tem, ainda, o comentário de José Jabur, quando ouvia a música de Vinícius Alves. E, ainda, as composições e interpretações de Alves: Devorteio violado, Angola do Mato, Toque do Capeta, Nas Gerais, Tarde Vermelha, Sonho, Pantaneiro, Viola e Veredas.

O programa Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.