Cem dias de Emmanuel Macron e a impopularidade

Especial apresenta reportagens veiculadas na Rádio USP sobre o perfil do atual presidente da França e do país sob o seu comando

 01/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/09/2017 as 10:14


Eleitores comemoram vitória de Emmanuel Macron no Louvre, França,  em 7 de maio – Foto: Lorie Shaull/Wikimedia Commons

..

.

Ao ser eleito em maio deste ano à Presidência da França, Emmanuel Macron, 39, chegou muito bem cotado por vários segmentos da sociedade e o apoio de líderes mundias.  Um dos setores que mais comemoravam a chegada de Macron ao poder eram os ambientalistas. 

Adrián Albala – Foto: Divulgação/IEA-USP

Mas, cem dias após a posse, dos 66% dos eleitores franceses que o apoiavam, hoje conta com 35% de aprovação, segundo dados do Instituto Gallup.

Para falar sobre os primeiros meses de governo do presidente Macron, a Rádio USP conversou com Adrián Albala, do Instituto de Estudos Avançados da USP, especialista em ciência política. Na primeira reportagem o pesquisador falou sobre a ascensão na carreira política do atual presidente. Na segunda ele analisa as medidas tomadas pelo presidente francês na área de segurança para inibir ações terroristas no país. Albala fala na terceira reportagem sobre a atual realidade econômica francesa, traçando um paralelo entre as reformas trabalhistas na França e no Brasil. Na última matéria o pesquisador fala sobre as relações diplomáticas, políticas e comerciais entre o país e outras nações.

 

 

1. A ascensão de Macron

Emmanuel Macron, na posse como presidente da França, em 14 de maio de 2017 – Foto: Présidence de la République via Fotos Públicas

O professor Adrián Albala, nesta primeira reportagem, fala sobre a ascensão de Macron na política e analisa a relação do chefe de Estado com a Câmara dos Deputados francesa, nesses primeiros cem dias de governo. Ouça aqui:

21/08/2017

.
2. Lei de segurança e terrorismo

Polícia francesa colhendo evidências no dia seguinte ao ataque terrorista no teatro Bataclan, em Paris, em novembro de 2015 – Foto: Maya-Anaïs Yataghène/Wikimedia Commons

Nesta segunda reportagem, Albala fala sobre a Lei de Segurança na França e analisa as medidas de Macron para dar continuidade ao plano antiterrorismo. Ouça aqui:

22/08/2017

.

3. Realidade econômica na França

Protestos contra a reforma trabalhista na França, em abril de 2016 – Foto: Jules78120/Wikimedia Commons

Nesta terceira reportagem, Albala fala sobre a atual realidade econômica francesa, analisando o presente, prevendo o futuro do país herdado por Macron e, também, traçando um paralelo entre as reformas trabalhistas na França e no Brasil. Ouça aqui:

23/08/2017

 

4. Relações diplomáticas

Reunião dos chefes de Estado e de Governo da França, Alemanha, Espanha e Itália, em agosto de 2017 – Foto: Tiberio Barchielli / Palazzo Chigi via Fotos Públicas

Adrián Albala fala sobre as relações diplomáticas, políticas e comerciais entre o país e as outras nações do mundo. Ouça aqui:

24/08/2017

 

.

.

.

..

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.