Evento sobre aprendizado de máquina reúne pesquisadores e empresas

Worskhop discutirá pesquisas e projetos sobre tecnologia em expansão no setor produtivo

10/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 21/08/2017 as 11:08
Workshop Estratégico discutirá automatização do uso de técnicas de aprendizado de máquina – Arte sobre foto/Visual Hunt

No dia 14 de agosto, das 8h30 às 17h30, acontece o Workshop Estratégico: Aprendizado de Máquina na USP. O evento, que reunirá pesquisadores da área e empresas, será realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, como parte da série Strategic Workshops.

Professor Fábio Cozman, um dos coordenadores do evento – Foto: Poli/USP

“Aprendizado de máquina é um campo da computação que procura dar aos computadores a habilidade de aprender usando observações ou dados”, diz o professor Fábio Cozman, da Escola Politécnica (Poli) da USP, um dos coordenadores do evento. A tecnologia de aprendizado de máquina teve uma grande expansão, despertando o interesse da sociedade, do setor produtivo e dos pesquisadores, graças ao grande avanço na análise de dados registrado nos últimos anos. “Isso se deve principalmente à maior disponibilidade de informações armazenadas de forma digital, inclusive nas empresas, e ao crescimento da capacidade de processamento dos computadores”.

Sistemas de recomendação, de decisão, de classificação e extração de informações, de diagnóstico e de apoio ao ensino vêm sendo automatizados em ritmo acelerado. Ao mesmo tempo, de veículos a processos de manufatura têm se beneficiado do aprendizado automático a partir de bases de dados. “Os progressos nesse setor também chamam a atenção da sociedade, que manifesta grande interesse sobre inteligência artificial e máquinas que podem aprender, por exemplo”, destaca o professor.

Projetos

De acordo com Cozman, a USP conta hoje com cerca de 15 grupos de pesquisa focados em aprendizado de máquina, com participação de aproximadamente 40 professores. “O workshop pretende estimular a integração entre os pesquisadores e identificar interesses comuns e complementares que possam levar a projetos de colaboração”, afirma. “O evento terá ainda a participação de empresas que possuem iniciativas nessa área, visando aumentar a interação com os cientistas, tanto por meio de projetos quanto na geração de recursos humanos.”

Professor José Eduardo Krieger – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, IEA e Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 24 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na USP. O professor José Eduardo Krieger, pró-reitor de Pesquisa da USP, afirma que os workshops tem como finalidade abordar temas complexos e multifacetados, mapeando o conhecimento existente dentro e fora da Universidade e visualizando novos arranjos de pesquisa. Segundo Krieger, a discussão sobre aprendizado de máquina está inserida dentro de um tema mais amplo, a relação entre o homem e a máquina, que será debatida neste e nos próximos encontros da série.

A programação completa do evento pode ser consultada aqui. O workshop é público e gratuito, e as inscrições devem ser feitas neste link. Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line, que será realizada no endereço http://www.iea.usp.br/aovivo. O evento acontece na Antiga Sala do Conselho Universitário, na Rua da Praça do Relógio, 109, Térreo, Cidade Universitária, São Paulo. A capacidade da sala é de 120 lugares.

Mais informações: (11) 3091-3922 / 3091-3924; e-mail iea@usp.br