Vice-presidente global do Google fala sobre qualidade da informação e inteligência artificial em evento na USP

Prabhakar Raghavan estará no Complexo Brasiliana, no campus da USP no bairro do Butantã, em São Paulo, no dia 22 de agosto, às 10 horas; evento é gratuito e aberto ao público

17/08/2023 - Publicado há 11 meses
Prabhakar Raghavan enfatizará a questão da qualidade da informação e o potencial da inteligência artificial – Arte sobre foto/Wikipedia

.
Mecanismos de Busca e Sociedade: Qualidade da Informação e Potencial da Inteligência Artificial
é o tema da conferência de Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, no dia 22 de agosto, às 10 horas, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que fica no campus da USP da capital, no bairro do Butantã.

O evento é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com o Instituto de Matemática e Estatística da USP e Google. Será em inglês, com tradução simultânea. Para participar é preciso efetuar inscrição prévia. Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência.

Raghavan é responsável globalmente pelos produtos de conhecimento e informação do Google. Ele e sua equipe de tecnólogos e engenheiros em todo o mundo administram vários produtos da empresa, incluindo Busca, Notícias, Mapas, Publicidade, Assistente, Comércio e Pagamentos.

Na conferência, ele discutirá algumas das questões prementes de pesquisa, política e sociedade enfrentadas pelos mecanismos de busca na internet e pela sociedade, com foco particular na qualidade da informação e no potencial da inteligência artificial.

Os organizadores destacam que o evento será uma rara oportunidade de ouvir Raghavan diretamente sobre “a realidade operacional de liderar um mecanismo de busca global e a diversidade de questões técnicas e regulatórias que podem afetar o ambiente digital”.

Raghavan é um dos principais tecnólogos do mundo e tem mais de 20 anos de experiência em algoritmos de busca, pesquisa na web e bancos de dados. Ele publicou mais de cem artigos, emitiu 20 patentes e escreveu dois livros para pós-graduandos. É membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, da Associação para Máquinas de Computação e do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) global. Foi professor consultor de ciência da computação na Universidade Stanford, onde conheceu os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, que foram seus alunos.

22 de agosto, às 10h
Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, SP)
Requer inscrição prévia – Evento em inglês, com tradução simultânea
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone 11 3091-1678