Sociólogo britânico Michael Burawoy ministrará palestra sobre justiça racial na Universidade

Burawoy é sociólogo e pesquisador reconhecido por suas pesquisas sobre relações sociais e a reprodução de desigualdades entre raças e classes

 12/09/2023 - Publicado há 10 meses
Por
Michael Burawoy – Foto: Universidade da Califórnia Berkeley

Nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, às 10 horas, a Vice-Reitoria da Universidade promove a palestra “Universidades em Crise”, com o pesquisador britânico Michael Burawoy, que falará sobre o tema os desafios da justiça racial.

Burawoy é sociólogo e pesquisador reconhecido por suas pesquisas sobre relações sociais e a reprodução de desigualdades entre raças e classes. Estudou locais de trabalho industriais em diferentes partes do mundo – Zâmbia, Chicago, Hungria e Rússia – através da observação participante. Nos seus diferentes projetos, lançou luz – do ponto de vista do local de trabalho – sobre a natureza do pós-colonialismo, sobre a organização do consentimento ao capitalismo, sobre as formas peculiares de consciência da classe trabalhadora e de organização do trabalho no socialismo de Estado, e sobre os dilemas da transição do socialismo para o capitalismo.

Durante a década de 1990, estudou o declínio pós-soviético como “involução econômica” e a economia produtiva centrada nas famílias e especialmente nas mulheres. Não podendo mais trabalhar em fábricas, mais recentemente voltou-se para o estudo do seu próprio local de trabalho – a universidade – para considerar a forma como a própria sociologia é produzida e depois disseminada para diversos públicos. Atualmente, Burawoy é professor do Departamento de Sociologia da Universidade da Califórnia Berkeley.

Além de especialista na obra do grande sociólogo afro-americano W. E. B. Du Bois, o primeiro homem negro a receber o título de doutor por uma universidade americana, Burawoy foi presidente das associações internacional e americana de sociologia. Ao longo de sua carreira, acumulou uma longa experiência internacional, trabalhando em diferentes universidades mundo afora. Em especial, investiu em etnografias do trabalho acadêmico, debatendo com diferentes audiências internacionais a crise experimentada pela instituição universitária em um contexto de globalização econômica e cultural.

A partir daí, passou a comparar realidades nacionais distintas a fim de compreender os padrões de mudanças nas universidades, com foco no desafio trazido pela diversidade étnico-racial de estudantes e professores para as instituições universitárias.

O debate acontecerá às 10 horas na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria (Rua da Reitoria, 374, no campus da USP em São Paulo). Não é necessário se inscrever para participar.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Cruz


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.