Blog
Foto: Pexels
Seminário internacional debate iniciativas para igualdade de gênero na engenharia
Evento áustralo-brasileiro discute barreiras e esforços das mulheres na engenharia; iniciativa busca colocar mulheres no centro dos esforços de recuperação da covid-19
24/06/2021
Redação
Promovendo o sucesso das mulheres na engenharia: lutando pela igualdade de gênero é o segundo seminário promovido pela rede de pesquisadoras em engenharia no Brasil e na Austrália. O evento pretende discutir, difundir e promover iniciativas e programas de acesso, permanência e progressão das mulheres na universidade nas áreas de engenharia.
Os seminários serão abertos, gratuitos e acontecem na segunda-feira, 28 de junho, às 19h. Haverá tradução simultânea. Para participar, é necessário se inscrever. Registre-se, clicando aqui.
A programação contará com palestras de Mark Freeman, da Faculdade de Engenharia e Ciência da Informação da Universidade de Wollongong (UOW), na Austrália, e de Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres.
O seminário irá destacar:
- as barreiras que as engenheiras atualmente enfrentam na academia e as questões sociais associadas;
- as iniciativas e políticas que cada universidade e escola de engenharia estão criando para lutar pela igualdade de gênero;
- os esforços das engenheiras pesquisadoras para combater a pandemia, incluindo contribuições para a recuperação econômica.
As discussões seguem a recomendação das Nações Unidas de colocar mulheres e meninas no centro dos esforços de recuperação da covid-19.
Elas na Engenharia
A WREN – sigla em inglês para Rede Feminina de Pesquisa em Engenharia – é uma parceria entre a USP e a Universidade de Wollongong. A rede busca alcançar a igualdade de gênero entre mulheres e homens nas diversas áreas da engenharia. Com isso, esperam ver uma maior participação das mulheres em cargos de pesquisa e engenharia durante mais tempo.
O projeto é liderado pela UOW com colaboração da Escola de Engenharia da USP em São Carlos e do Escritório USP Mulheres. Ambas as universidades participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.
Programação
Promovendo o sucesso das mulheres na engenharia: lutando pela igualdade de gênero
19H
Abertura e apresentação da rede
19H10
Políticas e iniciativas para igualdade de gênero na Universidade de Wollongong, Austrália:
- Membro do Comitê Athena SWAN (nome a ser confirmado)
- Mark Freeman, conferencista Sênior e Diretor Associado para Equidade, Diversidade e Inclusão na Faculty of Engineering and Information Science – UOW
19H30
Institucionalização de políticas de gênero na Universidade de São Paulo (USP) e as trajetórias das Escolas de Engenharia da USP, Brasil:
- Maria Arminda do Nascimento Arruda, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Escritório USP Mulheres
- Silvio Silvério da Silva, professor titular e Diretor da Escola de Engenharia de Lorena – USP
- Edson Cezar Wendland, professor titular e Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos – USP
- Liedi Légi Bariani Bernucci, professora titular e Diretora da Escola Politécnica – USP