Foto: Pexels

Seminário internacional debate iniciativas para igualdade de gênero na engenharia

Evento áustralo-brasileiro discute barreiras e esforços das mulheres na engenharia; iniciativa busca colocar mulheres no centro dos esforços de recuperação da covid-19

24/06/2021

Redação

Promovendo o sucesso das mulheres na engenharia: lutando pela igualdade de gênero é o segundo seminário promovido pela rede de pesquisadoras em engenharia no Brasil e na Austrália. O evento pretende discutir, difundir e promover iniciativas e programas de acesso, permanência e progressão das mulheres na universidade nas áreas de engenharia.

Os seminários serão abertos, gratuitos e acontecem na segunda-feira, 28 de junho, às 19h. Haverá tradução simultânea. Para participar, é necessário se inscrever. Registre-se, clicando aqui.

A programação contará com palestras de Mark Freeman, da Faculdade de Engenharia e Ciência da Informação da Universidade de Wollongong (UOW), na Austrália, e de Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres.

O seminário irá destacar:

As discussões seguem a recomendação das Nações Unidas de colocar mulheres e meninas no centro dos esforços de recuperação da covid-19.

Elas na Engenharia

A WREN – sigla em inglês para Rede Feminina de Pesquisa em Engenharia – é uma parceria entre a USP e a Universidade de Wollongong. A rede busca alcançar a igualdade de gênero entre mulheres e homens nas diversas áreas da engenharia. Com isso, esperam ver uma maior participação das mulheres em cargos de pesquisa e engenharia durante mais tempo.

O projeto é liderado pela UOW com colaboração da Escola de Engenharia da USP em São Carlos e do Escritório USP Mulheres. Ambas as universidades participam da University Global Partnership Network (UGPN), rede acadêmica que se propõe a criar uma base para a colaboração internacional, permitindo que membros de algumas das melhores universidades do mundo trabalhem juntos em questões de importância global.

Programação

19H

Abertura e apresentação da rede

19H10