Projeto Sempre Sanfran busca recursos para melhorias na Faculdade de Direito da USP

O fundo vai viabilizar projetos que fomentem a excelência acadêmica, atividades de extensão e pesquisa, promovam diversidade e inclusão e melhorem sua infraestrutura; saiba como contribuir

30/01/2024 - Publicado há 6 meses
Auxílio para a permanência de estudantes é um dos objetivos do Sempre Sanfram na Faculdade de Direito – Foto: Cecília Bastos/ USP Imagens

.
Reconhecida como a principal e mais importante instituição de ensino de Direito do País, além de ser a mais antiga dessa área, a Faculdade de Direito (FD) da USP tem um fundo para receber doações e promover melhorias à faculdade a médio e longo prazos. Trata-se do Sempre Sanfran, o Fundo de Sustentabilidade Financeira da FD criado por ex-alunos da faculdade que buscam perpetuar a excelência do ensino e retribuir à sociedade o que receberam. No início de 2024, serão destinados até R$ 285 mil para apoiar as inovações selecionadas.

Também chamado de endowment, o Sempre Sanfran é um fundo que pretende preservar o valor doado de forma perene e estável e apoiar projetos relacionados a finalidades previamente definidas a partir do uso dos rendimentos dos recursos doados ou de uma pequena parcela do principal. De acordo com os criadores, “é uma maneira estruturada, transparente e impactante de retribuir à faculdade tudo que ela nos proporcionou”.

Os recursos apoiarão projetos de interesse da FD e por ela aprovados, promovendo a qualidade de ensino, o incremento de atividades de extensão e pesquisa, a melhora da infraestrutura, além de ajudar a tornar a faculdade mais inclusiva. Os projetos também podem ser propostos por fundadores e/ou terceiros, e serão avaliados por um comitê. Conheça o estatuto na íntegra clicando aqui.

No site do Sempre Sanfran há alguns exemplos de projetos em várias áreas: para alunos, entre as propostas estão a criação de programas que concedam bolsas para apoio e formação de estudantes de baixa renda da FD, como o Adote um Aluno ou bolsas para atividades de pesquisa e extensão acadêmica, inclusive para viabilizar estudos fora do País; programas de suporte a necessidades específicas dos alunos (aulas de línguas, empréstimo/doação de notebooks, aquisição de livros, assinatura de jornais, revistas etc.); além de atividades que possam colaborar para a inserção no mercado de trabalho.

Faculdade de Direito da USP é a mais antiga do País, instituída por volta de 1827 – Foto: Divulgação/FD

.
Há também algumas propostas relacionadas a melhorias da qualidade de ensino, como oferecimento de bolsas de pesquisa, viabilizando a dedicação à atividade acadêmica, a criação de think tanks (laboratório de ideias) e também para a infraestrutura da faculdade, com apoio em investimentos para preservação do patrimônio histórico das Arcadas, atualização da infraestrutura, por meio da aquisição de equipamentos, melhorias em salas e instalações e recuperação do patrimônio histórico da FD.

Entre os participantes da iniciativa está Maria Cristina Parizotto, da turma de 1990 da FD e atual conselheira do Sempre Sanfran. “Nossos laços com a faculdade se perpetuam nesta iniciativa, que nos permite agir em retribuição pelo que recebemos, podendo impactar de forma positiva não apenas a comunidade franciscana, mas toda a sociedade. Uma honra poder fazer parte disso”, afirma em um dos depoimentos no site.

Outra conselheira, Ana Paula Martinez, da turma de 2003, afirma que “mais do que um dever, é uma enorme satisfação contribuir com o fomento à inovação e à educação de vanguarda por meio deste fundo de apoio permanente”. Para ela, o engajamento da comunidade são-franciscana será fundamental para o sucesso do projeto.

Como se tornar doador

Além dos doadores fundadores, interessados em participar do projeto podem contribuir com valores a partir de R$ 30,00 até R$ 10 mil através da plataforma. Para valores maiores é preciso entrar em contato pelo e-mail: contato@sempresanfran.org.br. Há também a possibilidade de ser um voluntário, basta preencher um formulário on-line clicando aqui.

“O Sempre SanFran é um importante instrumento para estimular a filantropia entre nossas eternas alunas e alunos. Com tais recursos será possível continuar estimulando o aumento da diversidade e também apoiar pesquisa de ponta que possa auxiliar no desenvolvimento social do nosso país. Foi emocionante ver a adesão de doadores e isso demonstra o amor de todos nós pela faculdade. É uma alegria poder doar e demonstrar um pouco da nossa gratidão por esse lugar tão especial em nossas vidas”, afirma no site Carlos Portugal Gouvêa, conselheiro do Sempre Sanfran, que se formou na turma 2001.

Saiba mais sobre o projeto neste link.