Projeto em quadrinhos traz o mundo da ciência para o cotidiano infantil

Professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e quadrinista elaboraram a história em quadrinhos “Saberando”, disponível gratuitamente para download

 15/03/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 17/05/2023 as 20:56
Amigos aprendem ciência enquanto brincam nos quadrinhos do Saberando – Foto: Reprodução / Saberando

.
Por que a chuva cai do céu? Por que o Sol vai embora no final do dia? Esses questionamentos são comuns durante a infância, período no qual o mundo que nos cerca ainda esconde muitos fenômenos misteriosos. 

Foi com base nesses fenômenos do cotidiano que a professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Flávia Vischi Winck, e a quadrinista pernambucana Bennê Oliveira elaboraram a história em quadrinhos Saberando. A HQ retrata o dia a dia dos amigos Tita e Lucas, que, através de reflexões em meio às brincadeiras e das explicações dadas pelos  adultos de seu convívio, aprendem sobre o Sistema Solar, preservação da natureza e importância da higiene.

Flávia Winck, professora da Esalq – Foto: Reprodução / Saberando

“O Saberando surgiu na minha mente há muitos anos atrás, ainda sem um formato definido, idealizado entre um livro infantil e uma história em quadrinhos. Ele surgiu do meu sonho de levar para todas as crianças o encantamento que eu sinto pelas ciências”, explica a professora Flávia Winck. 

Por meio de uma linguagem acessível, Saberando mostra como a ciência é capaz de trazer novas perspectivas para o cotidiano infantil. A primeira edição dos quadrinhos tem duas histórias: Brilha, Brilha, Estrelinha, sobre o Sol e as estrelas; e O Mundo Invisível, sobre microrganismos e higiene. O projeto também procura dar protagonismo às personagens pretas e pardas, permitindo que mais crianças brasileiras se identifiquem com a obra. 

“O Saberando foi pensado para as crianças da população brasileira, que em geral possui mais pardos e negros na sua composição. Nada mais natural do que representar essas crianças pardas e negras nessa história em quadrinhos”, afirma Flávia. A quadrinista e editora do projeto, Bennê, também enfatiza a importância dessa representatividade: “Com a produção desse material, um material leve, simples, didático e divertido que traz essas crianças como protagonistas, a gente está dando a oportunidade dessas crianças não só se enxergarem naquele ambiente, mas também de trazerem esses questionamentos que dizem respeito ao seu cotidiano”.

Páginas dos quadrinhos Saberando – Foto: Reprodução / Saberando

.
O projeto foi construído com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP e do Edital Santander Universidades. Inicialmente, as autoras da obra pretendem fazer uma primeira tiragem de exemplares físicos que serão distribuídos gratuitamente em uma das escolas públicas de Piracicaba. 

Flávia deseja poder continuar expandindo o projeto: “Eu espero que outras pessoas se interessem pelo material e pelos personagens. Para que a gente possa conseguir mais apoio para fazer outras distribuições e edições do Saberando, levando outros conceitos científicos para as crianças”. 

Para ver ou baixar a história em quadrinhos Saberando clique aqui.

Mais informações pelo e-mail winck@cena.usp.br.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.