Professora da USP cria cartilha para ajudar a lidar com o luto por suicídio

Kelly Vedana, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, foi a responsável pelo conteúdo; material está disponível on-line

20/09/2018 - Publicado há 6 anos

O Centro de Educação e Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, lançou, em junho, a cartilha Lidando com o luto por suicídio, criada e organizada pela professora Kelly Graziani Giacchero Vedana.

Um dos motivos que chamaram a atenção da professora e pesquisadora na área de Prevenção e Posvenção do Suicídio foram os índices de morte por suicídio entre os jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte entre esse grupo de pessoas no Brasil.

“Nesse cenário, percebi o quanto o luto por suicídio é diferente de outras formas de luto e o quanto as pessoas que perderam alguém por suicídio têm dificuldade em encontrar apoio qualificado”, diz Kelly. A professora lembra que em outros países há um investimento maior em relação ao cuidado com quem perdeu um ente por suicídio, diferente do Brasil.

O material é composto de assuntos que os enlutados terão de lidar após a perda: “Emoções e reações comuns nessas situações, como a culpa e as dúvidas em relação ao que houve com a pessoa que se matou, reflexões e dicas que podem ajudar os enlutados a enfrentar essa situação, entre outros assuntos”, explica Kelly.

O trabalho é voltado para todas as pessoas que já perderam algum ente próximo decorrente de suicídio, mas também para profissionais da saúde, da educação e outras pessoas próximas ao enlutado, para que saibam como ajudar quem está nessa situação.

A cartilha está disponível on-line na página no Facebook do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção em suicídio (CEPS) da EERP. A versão impressa do material será disponibilizada nos eventos que contarem com a participação do CEPS. A programação fica disponível na rede social do CEPS.

A EERP fica no campus da USP, em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3.900.

Mais informações: e-mail kellygiacchero@eerp.usp.br