Prêmio Vladimir Herzog homenageia jornalismo sobre cidadania e direitos humanos

A cerimônia de entrega da última edição do prêmio acontece no Tucarena, em São Paulo, precedida por uma “Roda de Conversa” com os jornalistas premiados

19/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 21/10/2016 as 13:14

A repórter Márcia Avanza conversou com Ana Luisa Zaniboni Gomes, pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e curadora do prêmio. Ouça a seguir:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.
Dia 25 de outubro será realizada a cerimônia de entrega do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O evento é público e acontecerá às 20 horas, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo).

Esta edição teve novo recorde de trabalhos inscritos. Com abordagem sobre democracia, cidadania e direitos humanos, 567 trabalhos competiram em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.

Os grandes homenageados da noite com o Prêmio Vladimir Herzog Especial serão os jornalistas Elio Gaspari e Cláudio Abramo (in memoriam) pelo conjunto da obra e suas contribuições ao jornalismo brasileiro. Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog indica personalidades para serem agraciadas com o prêmio especial por relevantes serviços prestados às causas da democracia, paz e justiça.

Roda de Conversa

Wladimir Herzog - Foto: Divulgação/Instituto Vladimir Herzog
Vladimir Herzog – Foto: Divulgação/Instituto Vladimir Herzog

No mesmo dia, antecipando a cerimônia de entrega do prêmio, haverá uma roda de conversa com os vencedores da 38ª edição do Prêmio Vladimir Herzog, que acontecerá das 14 às 18 horas. O evento, gratuito e aberto ao público, é voltado especialmente para alunos dos cursos de comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de algumas das reportagens mais importantes da imprensa brasileira, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas.

O encontro será realizado no Tucarena (ao lado do Tuca) e transmitido pela internet, ao vivo, pela TV PUC neste link. Para que o material esteja acessível a um maior número de pessoas, a transmissão será feita por um pool de cobertura jornalística.

A coordenação da Roda de Conversa é do jornalista Sergio Gomes, diretor da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, coordenador do Projeto Repórter do Futuro e conselheiro do Instituto Vladimir Herzog. A produção é de Aldo Quiroga, professor, repórter e apresentador da TV Cultura de São Paulo, e Ricardo Matias, coordenador da TV PUC. Neste ano, a mediação é dos professores e jornalistas Angelina Nunes e Paulo Oliveira. A atividade conta com o apoio da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp).

Sobre o Prêmio

Criado em 1978, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos foi uma iniciativa da família Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, do Comitê Brasileiro de Anistia, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, dos Movimentos de Anistia, da Federação Nacional de Jornalistas e da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo. Seu intuito é reconhecer e premiar anualmente jornalistas que, por meio de seu trabalho, contribuem para a promoção dos direitos humanos, cidadania e democracia, homenageando personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacam na defesa desses valores fundamentais.

Prêmio Vladimir Herzog - Foto: Divulgação/Instituto Vladimir Herzog
Prêmio Vladimir Herzog – Foto: Divulgação/Instituto Vladimir Herzog

O prêmio é promovido e organizado, atualmente, por 12 instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP; Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB São Paulo); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Conheça todos os vencedores acessando este link.

No dia 7 de outubro, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos esteve reunida na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, em sessão pública e transmissão ao vivo, para a escolha dos vencedores desta 38ª edição.

Na primeira etapa de julgamento, de 29 de agosto a 27 de setembro, foram julgados 567 trabalhos, tendo a participação de 24 jurados, representantes de quase todos os Estados do País. Já na segunda fase, a comissão julgadora foi composta de dez dirigentes das entidades organizadoras e avaliou trabalhos que obtiveram as três maiores notas em cada categoria.

Conheça um pouco da história do jornalista que dá nome ao prêmio na reportagem abaixo:

Serviço

Cerimônia do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Data: 25 de outubro, terça-feira
Local: Tucarena – Rua Monte Alegre, 1.024, Perdizes, São Paulo (anexo ao Tuca)

5ª Roda de Conversa com os ganhadores do Prêmio Vladimir Herzog
Datas: 25 de outubro, terça-feira
Horário: das 14 às 18 horas
Local: Tucarena (anexo ao Tuca)

Pool de transmissão e cobertura
Canal Universitário de São Paulo
TV PUCSP