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Pesquisador da USP constrói game
para ensinar história medieval
Jogo on-line que está sendo produzido na Universidade mostra que os games são uma maneira de explorar, entender e até questionar a História de forma lúdica e divertida
Sejam eletrônicos, de cartas ou de tabuleiro, os jogos fazem parte do cotidiano de jovens e adultos. Além da diversão que proporcionam, muitos apresentam histórias e narrativas para lá de interessantes. É o caso de Os Triunfos de Tarlac, um jogo de tabuleiro e estratégia ambientado na Irlanda dos séculos 13 e 14, desenvolvido pelo pesquisador Vinicius Marino Carvalho, do Laboratório de Estudos Medievais (Leme) em parceria com o Grupo de Pesquisa Arise (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) da USP.

Os Triunfos de Tarlac é um board game (jogo de tabuleiro) ambientado na Irlanda dos séculos XIII e XIV onde os jogadores podem ser reis gaélicos, magnatas ingleses e vassalos - Foto: Reprodução
Na época em que o game ocorre, ingleses tentavam expandir seus negócios na Irlanda, criando reinos vassalos da coroa inglesa na região. Havia guerras entre dinastias, assassinatos, fome e, ainda, catástrofes climáticas, haja vista a “Pequena Era do Gelo” pela qual o planeta passava.
“Neste jogo, cada jogador controla um dos clãs, alguns dos vassalos irlandeses ou as terras de um magnata chamado Thomas de Clare, que era a principal autoridade inglesa na região”, explica Marino. O objetivo é garantir que o clã apoiado saia vencedor, além de gerir os reinos dominando as adversidades. “A cada turno, novas tragédias acontecem, eventos fracassam e os jogadores vão poder ver como isso afetava os reinos. Em tese, como a economia e o ambiente afetavam as ações humanas”.
Os Triunfos de Tarlac é fruto da tese de doutorado de Marino. É inspirado em um manuscrito cujo título em irlandês é Caithréim Thoirdhealbhaigh. Em português, Os Feitos de Combate, ou Triunfos, de Tarlac. Rei de Thomond, Tarlac tinha um reino que ocupava a costa oeste da Irlanda, região conhecida atualmente como condado de Clare.

Vinícius Marino Carvalho, criador do game Os Triunfos de Tarlac - Foto: Researchgate
O jogo está em fase de testes, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2021. Os pesquisadores pretendem lançá-lo em mídia física, com tabuleiro, além de uma versão virtual no software Tabletop Simulator. “Nossa ideia é produzirmos pelo menos uma versão 100% gratuita — com materiais que possam ser baixados e impressos pelos jogadores”, revela Marino, acrescentando que, no futuro, após o lançamento da mídia física, poderá ser disponibilizada a versão digital gratuita.
Como produzir um board game histórico
Para produzir o jogo Os Triunfos de Tarlac o pesquisador Vinicius Marino Carvalho precisou seguir alguns passos. Confira as dicas dadas por ele e por Alex Martire, pesquisador do Grupo Arise que também trabalhou no desenvolvimento do game

passo 1
Tenha ideias sobre o tema principal do game e realize a pesquisa histórica
Vinicius conta que teve uma ideia básica: falar sobre o reino de Thomond e Os Triunfos de Tarlac. Encorajado por seu orientador, o professor Marcelo Cândido da Silva, ele decidiu transformar sua pesquisa de doutorado em jogo

passo 2
Reúna colegas da sua área de estudo para discutir o desenvolvimento da história
Após ter a ideia, o pesquisador conversou com colegas que possuíam experiência em games, história e design audiovisual, como os pesquisadores do Leme e do Arise

passo 3
Aqui começa o desenvolvimento. Com a pesquisa histórica em mãos, os desenvolvedores pensam nas regras e personagens, para então formar o jogo a partir de softwares. O primeiro deles é utilizado para modelagem 2D, na qual são criados o mapa e o logo

passo 4
Após a modelagem 2D, os personagens são criados em 3D, inspirados em referências de imagem que dependem do tema abordado
No caso de Os Triunfos de Tarlac, além de imagens, os avatares foram inspirados em peças de xadrez de marfim do século 14
