.
As antigas civilizações estudaram detalhadamente o céu, identificando não apenas constelações brilhantes, mas também constelações escuras na Via Láctea. O conhecimento dos céus pelos incas e outras civilizações andinas é o tema abordado pelo professor Jorge Melendez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, no próximo Astronomia para Todos. A palestra será realizada no dia 28 de junho, às 19h, no Auditório do IAG, com inscrições gratuitas neste link. Haverá também transmissão ao vivo.
Segundo o professor, o Império Inca foi o maior das Américas, ocupando parte dos atuais Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. “A civilização inca era altamente organizada e a astronomia era fundamental para suas atividades agrícolas e rituais, como também foi para outras civilizações do antigo Peru que antecederam os incas”, informa. O professor vai abordar os 4 mil anos da astronomia das antigas civilizações andinas. Após a palestra, haverá sessão de observação do céu noturno com telescópios, em parceria com o Clube de Astronomia de São Paulo (Casp); a atividade está sujeita às condições meteorológicas.
O programa Astronomia para Todos foi criado em 2017 pelo Departamento de Astronomia do IAG e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. Será emitido certificado digital aos participantes inscritos que comparecerem ao evento e para os internautas que preencherem o formulário durante a descrição da transmissão ao vivo.
Astronomia para Todos, dia 28 de junho, às 19h, no Auditório Prof. Paulo Benevides Soares do IAG (Rua do Matão 1.226, Cidade Universitária), com transmissão pelo canal do Youtube. Gratuito. Mais informações no site.