Observatório de Turismo na USP Leste vai buscar soluções para o crescimento sustentável do setor

Recém-lançado, Observatório é uma parceria entre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo

14/06/2023 - Publicado há 1 ano
Observatório vai propor melhorias em municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo, como Brodowski – Foto: Wikimedia Commons

.
No último dia 1º de junho, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp) firmaram uma parceria estratégica, por meio de convênio, para a criação do Observatório de Turismo. O evento de lançamento ocorreu no Auditório Azul da EACH, com a presença de autoridades do setor e de representantes dos municípios associados.

O projeto é coordenado pela diretora da Amitesp, Waldirene Ricanelo, e pelo professor da EACH Edegar Luis Tomazzoni. De acordo com o professor, “além de realizar o lançamento do projeto, o objetivo do evento foi a formação da rede de cooperação do Observatório de Turismo. Dessa forma, será possível sistematizar os dados e produzir os conteúdos sobre a oferta turística e sobre as pesquisas de demanda, para facilitar a gestão, o planejamento e o desenvolvimento dos destinos turísticos municipais e regionais, do interior do Estado de São Paulo. Trata-se de uma associação muito representativa, que reúne 143 municípios”.

Na abertura do evento, as autoridades destacaram a importância do Observatório de Turismo, como um instrumento fundamental para embasar políticas públicas e promover o crescimento sustentável do setor turístico dos municípios. Em seguida, foi apresentado o projeto, fornecendo uma visão geral de suas metas e objetivos. O Observatório está estruturado em nove eixos temáticos, que reúnem uma série de indicadores qualitativos e quantitativos. Também foi destacada a importância da estruturação da base de dados, essencial para a coleta de informações relevantes.

O presidente da Amitesp ressaltou a importância da parceria entre a associação e a EACH, para o fortalecimento do turismo nos municípios paulistas: “O Observatório vai ajudar os municípios a se visualizarem e a definirem o foco dos investimentos, compreendendo suas vocações principais. Isso é muito importante, e a parceria com a USP é fundamental para o desenvolvimento do turismo”.

Evento de lançamento do Observatório de Turismo na EACH – Foto: Divulgação/EACH USP

.
O diretor da EACH, o professor Ricardo Uvinha, destacou a relevância acadêmica do projeto e sua contribuição para a produção do conhecimento na área: “A Universidade dá um passo importante, no sentido de estabelecer parcerias com uma associação que congrega municípios de interesses turísticos”. Lembrou ainda que hoje a EACH oferece a graduação em Lazer e Turismo, o mestrado e o doutorado em Turismo. “Se nós reconhecermos que a EACH é hoje uma referência na USP, no que diz respeito ao ensino, à pesquisa e à extensão em turismo, nós temos total sintonia no que se está estabelecendo hoje neste convênio”, afirmou o diretor.

A expectativa é de que o Observatório de Turismo se consolide como um centro de referência para o setor, fortalecendo a colaboração entre os municípios associados e impulsionando o desenvolvimento econômico e social, por meio do turismo. Após as discussões, foram realizados grupos de trabalhos e encaminhamentos de ações, com o objetivo de definir os próximos passos do projeto. Essa dinâmica foi marcada por debates, sinalizando o comprometimento e o potencial de colaboração entre os envolvidos. Os resultados da primeira etapa do Observatório serão apresentados no início do mês de dezembro deste ano.

Com informações de Jordana de Souza Cavalcante, da EACH