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Principal veículo da USP na divulgação das ações e contribuições da comunidade acadêmica para a sociedade, com um alcance anual de cerca de 35 milhões de page views (páginas visualizadas em 2023), o Jornal da USP tem buscado aperfeiçoar sua presença digital e aumentar seu alcance implantando várias melhorias.
Uma delas é o novo visual da página inicial (homepage) do jornal, que já está disponível a partir desta quinta, 17 de outubro, no endereço jornal.usp.br. É possível conferir uma nova organização dos conteúdos num design mais limpo e divisão de blocos que ajudam na leitura de notícias. O novo projeto também é responsivo, ou seja, se adapta bem aos smartphones e tablets, que correspondem a mais da metade de acessos à publicação.
“O novo layout foi pensado para melhorar a experiência do usuário, considerando o acesso às informações e um novo tipo de organização para dar mais agilidade na navegação pelo celular e outras plataformas”, explica George Campos, especialista em tecnologia da informação na Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP. As mudanças foram propostas a partir de diálogos entre a equipe de design e a equipe editorial da SCS.
O novo design dá destaque para a área de articulistas, que expõe artigos de professores e pesquisadores sobre temas da atualidade, abordados a partir de seu conhecimento e sua vivência nas mais variadas especialidades. Existem também três conteúdos em evidência, escolhidos a partir de reuniões de pauta pela sua relevância editorial.
Uma área com banners rotativos apresenta conteúdos especiais relacionados à Universidade, como o especial sobre os 90 anos da USP e os acessos à Rádio USP, Revista USP e à página de notícias em inglês USP News.
Num box específico, a área de artigos continua destacando colaborações voluntárias da comunidade USP, e outro de colunistas apresenta análises e opiniões que são veiculadas na Rádio USP.
Também estão na homepage informações sobre cursos, o Caderno de Cultura e Extensão, além dos podcasts produzidos pela equipe da SCS e do acesso às mídias sociais.
Todos os conteúdos continuam sendo atualizados diariamente com o apoio das áreas de comunicação das unidades, institutos, museus e prefeituras dos campi de toda a Universidade. Também há a produção da Rádio USP e do Canal USP que são veiculados pela página do jornal.
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Ferramenta de acessibilidade
As ações para melhoria de recursos no Jornal da USP contam com a parceria da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e uma das mais importantes já está disponível desde o mês de abril: a ferramenta de acessibilidade. A ação só foi possível graças à iniciativa da STI, que procurou a SCS para a implementação dos recursos que garantem uma maior inclusão das pessoas com deficiência que acessam o Jornal. Na ocasião do lançamento da ferramenta, o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira, ressaltou a relevância da iniciativa para “ampliar a inclusão no meio digital”.
A ferramenta, que fica no canto superior direito da tela, oferece recursos para o acesso do conteúdo do jornal para pessoas cegas, com baixa visão, com distúrbio de habilidades motoras, daltonismo, epilepsia, TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade], dislexia e deficiência. A iniciativa também teve apoio da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da Universidade.
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Conteúdos em inglês
A página USP News e uma newsletter em inglês também estão entre as melhorias promovidas para a divulgação de notícias da Universidade. Elas vão levar conteúdos do Jornal da USP na língua inglesa para pesquisadores estrangeiros, universidades internacionais e pessoas cadastradas que queiram saber sobre pesquisas e ações da Universidade. A newsletter em inglês estará disponível a partir do dia 25 de outubro e para receber gratuitamente por e-mail basta se cadastrar clicando aqui.
As iniciativas, que nasceram da parceria entre a SCS, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), vão contribuir para fortalecer a reputação da USP internacionalmente e ajudar no destaque em rankings.
De acordo com Campos, a ideia é que outras melhorias e recursos sejam implementados para aumentar ainda mais a divulgação de informações e notícias sobre a Universidade. “Já estamos avaliando novos recursos para implementar no Jornal da USP e aumentar ainda mais a visibilidade dos conteúdos produzidos”, disse.
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