Mutirão nas praias de São Sebastião conscientiza sobre conservação dos ambientes marinhos

Ação realizada no último fim de semana, durante o Dia Mundial de Limpeza das Praias, contou com participação do Centro de Biologia Marinha da USP e recolheu quilos de lixo jogado nas areias das praias de São Sebastião

21/09/2023 - Publicado há 10 meses
Ações no Dia Mundial de Limpeza das Praias em São Sebastião – Foto: Instagram/Instituto Supereco

.
Todas as semanas, a equipe do Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, ao lado de grupos de visitação guiada, dedica um tempo para fazer a diferença nas praias de São Sebastião, com uma limpeza nos arredores que não demora mais do que 20 minutos. Até este mês de setembro já foram recolhidos quase 30 kg de lixo das praias.

Além dessas ações, o Cebimar participou, no último dia 16 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Limpeza das Praias, de uma grande ação de limpeza reunindo milhões de pessoas para limpar não só as praias, mas também rios e manguezais em todo o mundo. O Cleanup Day é um movimento global de ação social que une 191 países, com o objetivo de combater o lixo lançado no meio ambiente em todo o planeta.

Nesse esforço de limpeza foram retirados quase 3 kg de lixo da Praia do Cabelo Gordo e mais de 1 kg da Praia do Segredo. Pode não parecer muito, mas se pensarmos que esse lixo é composto de diferentes tipos de plástico, que quase não pesam, é assustadora a quantidade. “Sabemos que, infelizmente, o lixo pode ser encontrado em todas as praias, mesmo nas áreas mais remotas, e todas elas precisam do nosso esforço para serem mantidas limpas”, informa a equipe do Cebimar na sua página do FacebookSegundo eles, “cada bituca de cigarro, garrafa plástica ou pedaço de lixo que retiramos da areia contribui significativamente para a preservação do nosso ambiente marinho”.

Estudo da biologia marinha

O Cebimar é um instituto especializado incorporado à USP em 1962, dedicado exclusivamente ao estudo da biologia marinha. Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura adequada (laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório) para o desenvolvimento de diversos projetos de pesquisa, cursos e disciplinas de nível superior e de extensão universitária. Atende a demandas de pesquisadores e docentes de seu próprio quadro, de outras unidades da USP e também de outras universidades (estaduais, federais ou particulares) e de diversos institutos de pesquisa.

Visita monitorada ao Cebimar em São Sebastião- Foto: USP Imagens/Estação USP

.
O centro também tem por finalidade desenvolver e promover o conhecimento da biologia marinha e dos seus campos interdisciplinares, através do ensino e da pesquisa, divulgando seus resultados e prestando serviços à comunidade. O seu compromisso de colaborar com a preservação ambiental é mantido com a conservação de parte da Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ARIE de São Sebastião), na qual está instalado, e também por meio das atividades de extensão universitária, que levam à comunidade conhecimentos e informações na área de biologia marinha.

O Cebimar abre ao público para visitas monitoradas que incluem excursão à praia e costões rochosos, com apresentação dos aspectos ecológicos dos ambientes marinhos e os impactos que vêm sofrendo. Também é possível fazer a observação de pequenos organismos marinhos, usualmente amostras de plâncton, ao estereomicroscópio. Além disso, os visitantes fazem uma visita à área de tanques com água do mar corrente, onde podem observar mais de perto e tocar em alguns organismos marinhos vivos e receber informações sobre eles.

A visitação é gratuita, para pessoas de qualquer idade, nos meses de janeiro e julho em datas predefinidas, com duração de 2 a 3 horas. Pode ser realizada por meio de agendamento on-line que estará disponível no site do Cebimar.