Maneiras de viver bem na terceira idade em tempos de pandemia

Cartilha tem dados sobre a covid-19 e suas implicações na vida dos idosos, com sugestões de atividades a serem seguidas para conseguir uma vida mais saudável

10/06/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

A pandemia enfrentada atualmente atinge todas as idades de maneiras diferentes. Em termos de risco, os idosos certamente são os alvos preferidos quando pensamos nos cuidados e determinações adotadas por governos ou instituições, já que a probabilidade de óbitos aumenta em pessoas com mais de 70 anos. Devido a isso, o idoso pode se sentir mais desnorteado, se comparado a indivíduos de outras idades.

É por isso que o grupo LabEduca 60+ resolveu criar a cartilha Envelhecimento saudável em tempos de pandemia. Apesar de ter muitas orientações que servem para qualquer faixa etária, o objetivo é mostrar como este momento afeta mais a terceira idade, como o isolamento e distanciamento social são importantes e sugestões de atividades a serem seguidas para conseguir uma vida melhor e mais saudável.

Mas o que significa o conceito de viver bem? “Viver bem é ter acesso às informações corretas, tentar ter uma rotina que seja interessante, que seja saudável, fazendo coisas talvez novas, que não se teve oportunidade ainda de fazer”, comenta Meire Cachioni, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e coordenadora do LabEduca 60+.

Meire explica que o desafio enfrentado atualmente também dá oportunidade para evolução, para aprender, e que devemos dar mais importância para o que vivemos no presente, focando nas coisas mais simples da vida.

Ouça no player acima a matéria completa.