Justiça climática é tema de palestra em São Paulo com a Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo

O Sesc São Paulo, em parceria com a USP, promove o evento, que será realizado no dia 26 de junho, às 10h, com ingressos gratuitos; haverá também transmissão ao vivo pelo Youtube

Publicado: 18/06/2024
Esther Duflo foi laureada com o Prêmio Nobel de Economia de 2019 – Foto: Kris Krüg/PopTech/Flickr/CC BY-SA 2.0

.
A economista francesa e vencedora do Prêmio Nobel de Economia de 2019 Esther Duflo estará em São Paulo no dia 26 de junho, às 10h, no Sesc 14 Bis, no bairro da Bela Vista, para ministrar a palestra Adaptação Climática, Justiça Climática. Conhecida por seu trabalho pioneiro na luta contra a pobreza, Esther discutirá estratégias para apoiar comunidades vulneráveis a eventos climáticos extremos. A conferência terá transmissão ao vivo pelo Canal do SescSP no Youtube e será proferida em francês, com tradução simultânea para o português e tradução em Libras. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis neste link.

O evento Nobel Lectures é organizado em parceria com o Sesc São Paulo, o Consulado Geral da França em São Paulo, a USP, o Insper e o Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL). A palestra será uma oportunidade para conhecer as perspectivas e soluções práticas de uma das economistas mais influentes do mundo no campo da justiça climática.

Esther, cofundadora do J-PAL, enfatiza a importância da taxação das grandes multinacionais e dos super-ricos como uma forma de financiar políticas de combate a desastres climáticos. Em abril de 2024, ela apresentou essa proposta durante um encontro do G20, destacando a necessidade de uma reparação histórica por parte dos países ricos em relação às nações mais pobres.

Trajetória

Esther Duflo é professora de Alívio da Pobreza e Economia do Desenvolvimento no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e cofundadora do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab (J-PAL). Em seu trabalho, ela explora a vida econômica das populações pobres para conceber e avaliar políticas sociais eficazes em áreas como saúde, educação, inclusão financeira, meio ambiente e governança.

Ela obteve seus primeiros diplomas em História e Economia pela École Normale Supérieure, em Paris, e concluiu seu PhD em Economia no MIT em 1999. Em 2019, Esther recebeu o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, junto com Abhijit Banerjee e Michael Kremer, em reconhecimento à sua abordagem experimental inovadora para aliviar a pobreza global.

Esther foi amplamente reconhecida por suas contribuições acadêmicas, recebendo premiações como o Princesa das Astúrias de Ciências Sociais (2015), o Prêmio A.SK de Ciências Sociais (2015), o Prêmio Infosys (2014), o Prêmio David N. Kershaw (2011), a Medalha John Bates Clark (2010) e a bolsa MacArthur “Genius Grant” (2009). Junto com Abhijit Banerjee, ela é coautora do livro Poor Economics: A Radical Rethinking of the Way to Fight Global Poverty, vencedor do prêmio Financial Times e Goldman Sachs Business Book of the Year em 2011, traduzido para 17 idiomas. Esther também é editora da American Economic Review, membro da Academia Nacional de Ciências e membro correspondente da Academia Britânica.

Nobel Lecture – Esther Duflo, com o tema: Adaptação Climática, Justiça climática
Data: 26 de junho, a partir das 10h15
Local: Teatro Raul Cortez do Sesc 14 Bis (R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista)
Ingressos gratuitos neste link, onde estão mais informações