![20210909_dialogos-sexta 20210909_dialogos-sexta](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/09/20210909_dialogos-sexta.jpg)
Blog
Jovens cientistas de todo o País são premiados em evento virtual da USP
Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por alunos de escolas do ensino básico de todos os Estados
14/04/2020
Por Redação
Incentivar práticas pedagógicas inovadoras nas escolas pode despertar entre os alunos vocações nas áreas de ciências e engenharia, além de abrir caminho para o desenvolvimento de novos talentos. Esse é a premissa da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) que reuniu em sua 18ª edição, entre os dias 23 de março e 4 de abril, projetos de 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todo o País. Realizada de forma virtual, a mostra deste ano contou com 345 projetos que foram avaliados à distância, em teleconferências fechadas, num processo que envolveu cerca de 300 especialistas avaliadores.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/04/20200414_febrace2020_manual_do_mundo.jpg)
No total, foram concedidos 281 prêmios, incluindo a classificação geral da Febrace (do primeiro ao quarto lugares em sete categorias do conhecimento), além de premiações das sociedades científicas e de empresas brasileiras. Também receberam prêmios de professor destaque, de Feiras e Mostras Científicas Nacionais e Internacionais, e foram distribuídas 70 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cerimônia ocorreu à distância, com transmissão ao vivo pela internet (disponível aqui) e o anúncio dos prêmios foi feito por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Canal Manual do Mundo.
São Paulo foi o estado com o maior número de prêmios. Em um dos destaques da mostra, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da cidade de Suzano, apresentaram o projeto “Crise dos antibióticos: bacteriocinas do soro de leite de vaca fermentado por grãos de kefir. Uma possível solução?” e ganharam três prêmios: primeiro lugar em Ciências Biológicas, Destaque Unidades da Federação (São Paulo) e Prêmio Infomatrix Brasil.
Promovida anualmente pela Escola Politécnica (Poli) da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a Febrace é a maior mostra pré-universitária de ciências e engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Confira abaixo os projetos vencedores do primeiro lugar nas sete categorias do conhecimento.
Veja aqui a lista completa dos premiados. Mais informações: www.febrace.org.br
Projetos vencedores
da Febrace 2020
Os projetos abaixo foram premiados com a primeira colocação em cada área do conhecimento (há mais de um vencedor em algumas categorias). Clique nos vídeos para ver as apresentações
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/04/20200414_febrace2020.jpg)