Hospitais da USP participam de ranking internacional

Ranking World’s Best Hospitals 2020 da revista “Newsweek” classificou instituições por país e por especialidade

 06/10/2020 - Publicado há 4 anos
Ranking por país levou em conta contexto e indicadores locais – Foto: Reprodução Newsweek

.

Pelo segundo ano consecutivo, a revista norte-americana Newsweek, em parceria com a empresa de pesquisa global de dados Statista, elaborou o ranking World’s Best Hospitals 2020 com os hospitais líderes em 21 países e, entre eles, hospitais da USP que se destacaram na classificação internacional. O ranking apresenta uma tabela geral com os 50 melhores hospitais, escolhidos entre todos os participantes, além de uma lista por país que considera o contexto e indicadores locais para a pontuação. Em uma tabela separada, aparecem classificados hospitais especializados nas áreas de cardiologia, oncologia e endocrinologia.

A lista de melhores hospitais do Brasil, que inclui instituições públicas e particulares, tem o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP na quarta colocação. O Hospital Universitário (HU) da USP, que fica no campus da capital, no bairro do Butantã, ficou classificado em 26° lugar.

No ranking de hospitais especializados, dois institutos ligados à Universidade tiveram destaque. O Instituto do Coração (InCor) do HC foi considerado o melhor hospital de cardiologia do Brasil e da América Latina. Ele também aparece como 23° na lista mundial, com todos os países. Também pertencente ao HC, o Instituto do Câncer (Icesp) está na lista dos 100 melhores hospitais do mundo especializados em oncologia.

.

Ranking de hospitais do Brasil pela revista Newsweek – Foto: Reprodução/Newsweek

.

Metodologia

+ Mais

Instituto do Câncer aparece entre os melhores do mundo em ranking internacional

A pesquisa foi realizada de setembro a novembro de 2019 com mais de 70 mil profissionais de saúde como médicos, gestores de hospitais e enfermeiras. Para fazer a classificação, a pesquisa World’s Best Hospitals 2020 considerou hospitais que possuem capacidade mínima de 100 leitos de internação. Além disso, usou três indicadores: recomendações de especialistas em medicina, resultados de pesquisas de satisfação com pacientes e indicadores de desempenho da área de saúde (Key Performance Indicator) que são itens como qualidade do tratamento, medidas de higiene, número de pacientes por médico, entre outros dados.

A pontuação na lista por país também levou em conta o contexto e indicadores locais, o que impede a comparação entre dois hospitais de nações diferentes. Os países participantes foram: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Suíça, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Israel , Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Índia, Tailândia, Austrália e Brasil. Saiba mais sobre a metodologia utilizada no ranking neste link (em inglês).

Para ver o ranking completo, confira os links abaixo.

Ranking de melhores hospitais – Newsweek
World’s Best Hospitals 2020
www.newsweek.com/best-hospitals-2020

Ranking de hospitais especializados – Newsweek
World’s Best Specialized Hospitals 2021
www.newsweek.com/worlds-best-specialized-hospitals-2021


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.