Grupo da USP estuda custo de preços da cesta básica na região de Piracicaba

Cálculo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP tem relevância para a comunidade local e para os formuladores de políticas públicas; levantamento identificou aumento de 51,9% no valor da cesta no município

10/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/07/2022 as 10:39
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil via Fotos Públicas

.
O cálculo do indicador de preços da cesta básica é tradicional no Brasil e vem sendo usado em muitos municípios do País como medida do custo de vida das famílias. A metodologia é desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que pesquisa o conjunto de bens alimentícios básicos nas 27 capitais do Brasil.

Para avaliar o custo de vida na região de Piracicaba, um grupo de estudantes e pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP faz o cálculo para divulgar e permitir um melhor entendimento sobre a evolução dos preços da cesta básica no município. O Índice de Cesta Básica de Piracicaba (ICB) irá estimar o custo de 40 itens de 3 categorias: alimentação, higiene pessoal e limpeza. Esta cesta de produtos será pesquisada em 10 estabelecimentos comerciais da cidade segundo um calendário pré-estabelecido para todo o ano. O relatório de julho está disponível neste link.

O boletim compara os valores de junho de 2022 com a cesta de produtos registrada há três anos, em junho de 2019. Durante o período, o valor total da cesta subiu 51,92%, indo de R$624,79 para R$ 949,16. De acordo com a publicação, a variação está em consonância com a da cesta básica do Procon/Dieese para a capital paulista e com o do Índice de Custo de Vida do Dieese para a mesma cidade, que subiram 72,23 e 55,06% no mesmo período.

O relatório divulgado pelo grupo da Esalq no mês de julho destaca que os últimos anos foram marcados por grandes incertezas e isto se refletiu nos preços de uma grande variedade de produtos. O indicador de preços da FAO cresceu exponencialmente nos últimos três anos, isso devido a fatores como quebras de safra, os gargalos logísticos advindos com a pandemia, a crise energética vivida no ano de 2021 e, atualmente, o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Evolução percentual dos segmentos da cesta básica em relação ao salário mínimo – Fonte: Esalq USP
Dez maiores aumentos dentro da cesta de alimentos – Fonte: Esalq-USP

Índice regional

O Índice de Cesta Básica de Piracicaba foi calculado por cerca de 15 anos pela empresa júnior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, com orientação de professores e pesquisadores da instituição. Foi descontinuado nos últimos anos mas retomado em 2022, começando com uma análise sobre as mudanças no setor supermercadista de Piracicaba e à definição de uma nova amostra de estabelecimentos para serem pesquisados. O grupo identificou ainda que alguns estabelecimentos fecharam as portas em função de mudanças na estratégia competitiva das empresas controladoras. Em contrapartida, outras redes abriram ou ampliaram o número de lojas na cidade. Outro fenômeno identificado foi a ampliação das redes de atacarejos na cidade.

O projeto tem um importante componente social, com resultados de relevância para a comunidade local e para os formuladores de políticas públicas. Nesta nova etapa, pretende-se incluir nas análises, comentários e sugestões de como substituir produtos por outros mais baratos e com a mesma qualidade nutricional, como evitar desperdícios de alimentos e produtos e como desenvolver bons hábitos de compras.

A coordenação do projeto na Esalq é dos professores Carlos Eduardo de Freitas Vian, Eliana Tadeu Terci e Catarina Barbosa Careta, do Departamento de Economia, Sociologia e Administração da Esalq. Também contará com o apoio das professoras Silvia Helena Galvão de Miranda, Mirian Rumenos Piedade Bacchi e Thais Sousa Vieira. O apoio financeiro é da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), que auxilia com três bolsistas de graduação.

Confira o último relatório do Índice de Cesta Básica de Piracicaba (ICB) neste link..

Texto adaptado de Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq

Rádio USP

O professor Carlos Vian, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, foi entrevistado no Jornal da USP no ar, 19, sobre  o Índice de Cesta Básica (ICB) da Fundação de Estudos Agrários (Fealq) (Esalq) da USP, que volta a estimar o custo de 40 itens de três categorias como, alimentação, higiene pessoal e limpeza (cesta de produtos será pesquisada em 10 estabelecimentos comerciais da cidade o ano todo, resultados têm relevância para comunidade local e formuladores de políticas públicas).

Logo da Rádio USP