Glossário visual explica termos técnicos de conservação e restauro de papel e materiais gráficos

A autora Camila Zanon Paglione traz, em uma publicação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, um guia de danos comuns em papéis e livros

 22/11/2024 - Publicado há 3 meses
Por
Páginas e lombada de livro deteriorados
Queimadura, sangramento de tinta e red rot: elementos presentes no glossário visual de conservação – Foto: Divulgação/BBM USP

.
Em seu cotidiano no Laboratório de Conservação Preventiva da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, a historiadora, pesquisadora e restauradora Camila Zanon Paglione foi desenvolvendo um projeto inusitado com o intuito de subsidiar os processos de ensino. O resultado foi o Glossário Visual de Conservação: Um guia de danos comuns em papéis e livros publicado pela BBM, que está sendo relançado e disponível para download no Portal de Livros Abertos da USP, neste link.

“A disponibilização pública deste documento se deveu ao impacto positivo no dia a dia do laboratório do uso de imagens para ilustração, desambiguação e explicitação de termos técnicos do campo de conservação e restauro de papel e materiais gráficos”, esclarece a autora Camila. “Este glossário foi idealizado acreditando que os processos de conservação preventiva devam ser amparados por todos os profissionais que trabalham em bibliotecas e outras instituições que guardam documentos e patrimônios em papel.” 

Segundo Camila, poucos são os materiais em língua portuguesa que se propõem a definir os termos usados em conservação e restauro de bens culturais. “Considerando também que parte expressiva dos textos técnicos e acadêmicos no âmbito da Conservação e Restauro são em língua inglesa, optou-se pelo referenciamento de cada termo em sua forma anglicizada”, observa. “Os termos em português, no entanto, não são traduções literais dos termos em  inglês, privilegiando-se o uso de termos que tenham correspondência de sentido. Essa relação foi feita a partir da observação das expressões usadas nos documentos consultados para a construção deste glossário.”

Capa e páginas do livro – Foto: Divulgação/BBM USP

.
Camila Zanon Paglione apresenta as partes de um livro. E segue com o glossário muito bem ilustrado e em ordem alfabética definindo, por exemplo, o que é abrasão, ação corrosiva, ataque de insetos, borda quebradiça, delaminação, entre outros termos técnicos.

Um dos termos em destaque na publicação, foxing é definido como “manchas arredondadas causadas no papel pela presença de pequenos depósitos metálicos, geralmente na fase de produção do papel. Podem estar em associação com fungos”. Em outro exemplo, red rot é uma “deterioração ácida do couro curtido em tanino, que se desfaz em um pó de coloração que varia entre o laranja claro e o castanho”.

Para conferir todos os termos do glossário, faça o download gratuito do livro clicando aqui.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.