![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/10/20231016_00_escola_fapesp.jpg)
.
Foi prorrogado o prazo para bolsistas de pós-doutorado de todo o país realizarem a inscrição para a Escola Interdisciplinar Fapesp 2023 de Humanidades, Ciências Sociais e Artes. O evento será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Embu da Artes, em São Paulo, e os pesquisadores selecionados para as 60 vagas terão os custos de transporte, hospedagem e alimentação financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
As inscrições vão até o dia 10 de novembro neste link. Podem participar bolsistas de pós-doutorado financiados por agências de fomento que atuam no Brasil nas áreas do conhecimento de abrangência da Escola (Humanidades, Ciências Sociais e Artes) de todo o território nacional. O edital completo está disponível clicando aqui.
Os 60 participantes da Escola serão selecionados de forma aleatória, por meio de sorteio por aplicativo eletrônico, respeitando-se os critérios de impessoalidade, equilíbrio de gênero e racial, bem como o local de residência e vinculação à Fapesp ou a outras agências de fomento. A ideia é que exista uma distribuição equilibrada de bolsistas das várias agências, bem como de residentes no estado de São Paulo e de outras regiões do país.
Lideranças científicas
A Escola Interdisciplinar vai oferecer a oportunidade de conhecer a pesquisa desenvolvida por lideranças científicas do Brasil e do exterior, em várias áreas do conhecimento, bem como suas trajetórias acadêmicas. O idioma oficial da Escola será o inglês, e não haverá tradução simultânea.
A programação inclui a participação de convidados do Brasil e exterior com destacada atuação em suas áreas de conhecimento, que apresentarão conferências sobre seus mais significativos resultados de pesquisas. Entre os convidados estão: Artur Alvarado, professor do Centro de Estudios Sociológicos en El Colegio de México; Giuliana Bruno, Harvard University (Estados Unidos); Jane Olmeyer, Trinity College Dublin (Irlanda); Manuela Carneiro da Cunha (USP e Chicago University); Márcio Seligmann-Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Roberto Simanowsky (Freie Universität Berlin, Alemanha).
Além das conferências e reuniões informais com os palestrantes convidados, os participantes poderão apresentar seus trabalhos em forma de pôsteres para um conjunto de especialistas de suas áreas e de áreas correlatas. Haverá ainda uma masterclass ministrada por Fábio Cury, professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
A Escola Fapesp é inspirada na experiência do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada e pelos Lindau Nobel Laureate Meetings.
Mais informações sobre a Escola Interdisciplinar Fapesp podem ser obtidas neste link.
.