Encontro reflete sobre a construção da autonomia na docência

O “II Encontro Proiad” será realizado no dia 10 de dezembro, a partir das 8h30, no Inova USP; é gratuito e aberto ao público 

 05/12/2024 - Publicado há 3 meses
O Proiad conta com três vertentes: educativo em museus, educação escolar e ensino de idiomas – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução/Freepik

 

A comissão do evento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na docência em Línguas e Anos Iniciais do ensino fundamental e na Educação em Museus (Proiad), da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP, promoverá no dia 10 de dezembro o II Encontro Proiad – Partilha de Aprendizagens e Resultados.  O evento visa a compartilhar saberes, experiências e novas perspectivas na busca pelo fortalecimento da prática pedagógica. É aberto ao público e será realizado a partir das 8h30, na Sala Ideação do Inova USP, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição. A programação completa está disponível neste link.

No I Encontro Proiad, realizado em dezembro de 2023, foram identificadas as linhas de reflexão nas práticas reveladas pelo grupo de bolsistas que, na diversidade do Proiad, explicitavam a importância da autonomia intelectual na construção de suas aprendizagens. No II encontro essa diversidade acolhe uma nova vertente: InCor – Espaço Imaginário Marisa Monte e tem como objetivo abrir espaço para “a fala de si na experiência docente”, voltando o olhar para a construção da autonomia. 

O Proiad é o Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e na Educação Museal, que visa a oferecer aos estudantes formação por meio de experiências práticas de ensino e aprendizagem de línguas, dos conteúdos abordados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como na prática educativa nos museus. 

Programação

8h30 – 9h Recepção/Café

9h – 9h15: Abertura da Reunião pelo Pró-Reitor e Pró-Reitor Adjunto

9h15 – 9h45: vertente 1 – Museus

9h45 – 10h15: vertente 2 – Educação Linguística

10h45 – 11h15: vertente 3 – Educação Escolar (Ensinos Fundamental e Médio)

11h15 – 11h45: vertente 4 – InCor – Espaço Imaginário Marisa Monte

11h45 – 12h30: Roda de Conversa

12h30 – 13h30: Término do encontro com brunch

 

II Encontro Proiad – Partilha de Aprendizagens e Resultados
Data: 10 de dezembro, a partir das 8h30
Local: Sala Ideação do Inova USP
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Gratuito, sem necessidade de inscrição
Mais informações neste link 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.