
.
A divulgação de informações sobre pesquisas de destaque e conquistas acadêmicas que evidenciam a qualidade do trabalho realizado por uma universidade ajudam a aumentar a visibilidade e o prestígio da instituição. É com essa ideia que a USP vai contar agora com duas novas ferramentas, disponíveis on-line: a página USP News, com atualização semanal, e uma newsletter, ambas em inglês, com as notícias de destaque veiculadas pelo Jornal da USP.
Trata-se de uma iniciativa de três órgãos da Universidade que resolveram juntar seus esforços: a Superintendência de Comunicação Social (SCS), que já tinha a ideia de ampliar o público do principal veículo de notícias da Universidade; a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que, há três anos, produz uma newsletter com notícias científicas e oportunidades dirigidas a parceiros estratégicos e principais escritórios internacionais de universidades de todo o mundo; e o Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), órgão que busca formas de contribuir para fortalecer a reputação da USP internacionalmente.
“Fizemos um esforço conjunto para que a USP mantenha ou até aumente a reputação que ela já tem, favorecendo comparações internacionais”, destaca Fátima de Lourdes dos Santos Nunes, coordenadora do Egida e professora da área de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Ela explica que, nas pesquisas realizadas pelo Egida, sobre novas oportunidades para a USP aumentar sua visibilidade e se destacar mais nos rankings, foi identificado que a newsletter com notícias que a Aucani mandava para contatos internacionais poderia contribuir para ampliar o prestígio da Universidade.
Contatos internacionais

“A newsletter internacional da Aucani teve sua primeira edição em maio de 2021 e hoje temos uma lista de aproximadamente 1.500 contatos dos escritórios internacionais das principais universidades do mundo”, explica Sergio Persival Baroncini Proença, presidente da Aucani e professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.
A união com a área de comunicação, a SCS, que produz textos jornalísticos sobre a Universidade e tem como principal veículo o Jornal da USP, garantiu ao novo projeto a elaboração de conteúdos que destacam os principais feitos da comunidade acadêmica em relação a pesquisas, conquistas de seus estudantes e pesquisadores, desempenho em rankings e outros temas que mostram a qualidade do trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
“É uma colaboração a várias mãos que vai contribuir para a comparação da USP com universidades internacionais, ajudar a divulgar mais as nossas pesquisas e para que os artigos de pesquisadores sejam mais lidos e mais citados”, diz a coordenadora do Egida.
Proença acredita que a tradução das matérias do Jornal da USP e o envio de uma newsletter internacional em inglês para parceiros estratégicos têm vários aspectos importantes. “Podemos falar em aumento da visibilidade, fortalecimento de parcerias, promoção da colaboração, engajamento da comunidade internacional, transparência e credibilidade, diversificação do público, além de nos fortalecer como instituição”, conclui.

.
Para ampliar o projeto, a ideia é que o Egida continue o trabalho de solicitar aos docentes da Universidade que indiquem contatos acadêmicos internacionais, devidamente autorizados, e que se certifiquem de seu interesse em receber notícias acadêmicas da USP. O projeto conta, ainda, com o suporte da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) para viabilizar a tradução dos textos.
Para conferir a nova página com notícias em inglês acesse o USP News neste link. A newsletter em inglês estará disponível a partir do dia 25 de outubro e para receber gratuitamente por e-mail basta se cadastrar clicando aqui, preenchendo com e-mail e escolhendo a opção Jornal da USP [EN].