Como era a astronomia antes dos telescópios? Pesquisador da USP explica em evento on-line

Esse é o tema do próximo evento da série “Astronomia para Todos”, que acontecerá no dia 19 de junho, às 19h, com transmissão pelo canal do YouTube; evento é gratuito e aberto ao público

Publicado: 29/05/2024
Hiparco de Nicéia, cartógrafo e matemático grego que contribuiu para o conhecimento sobre astronomia, será um dos temas do evento – Foto: Wikipedia Commons

.
A série Astronomia para Todos terá como tema A Astronomia Antes dos Telescópios, palestra que será apresentada por Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor associado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. O evento ocorrerá no dia 19 de junho, quarta-feira, às 19h, no Auditório do IAG, no campus da USP em São Paulo, no bairro do Butantã, seguido de observação do céu noturno (sujeito às condições meteorológicas). Haverá intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a palestra, com emissão de certificado de participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. O evento também será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube do IAG.

O professor vai abordar como as descobertas astronômicas fundamentais foram feitas antes da invenção do telescópio no início do século 17 e como esses trabalhos consistem nas bases sobre as quais toda a astronomia moderna foi construída. Também vai falar sobre os primeiros grandes resultados e seus autores, de Hiparco de Nicea a Kepler. Além disso, durante o evento serão exibidas e comentadas fotos do céu enviadas pelo público. Os interessados podem participar publicando sua foto com a hashtag #EuNoApT

Roberto Dell’Aglio Dias da Costa trabalha na área de Astronomia, com ênfase em Evolução Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: nebulosas planetárias, determinação de abundâncias químicas nebulares, evolução química da Galáxia e de outros sistemas estelares, abundâncias de estrelas simbióticas. Foi secretário geral da Sociedade Astronômica Brasileira de outubro de 2008 a outubro de 2012, chefe do Departamento de Astronomia do IAG/USP de julho de 2012 a julho de 2016 e coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia do IAG de fevereiro de 2019 a janeiro de 2021.

O programa Astronomia para Todos foi criado em 2017 pelo Departamento de Astronomia do IAG e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais. Será emitido certificado digital aos participantes inscritos que comparecerem ao evento e para os internautas que preencherem o formulário durante a descrição da transmissão ao vivo.

Astronomia para Todos – A Astronomia Antes dos Telescópios
Data: 19 de junho, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (rua do Matão, 1.226 – Cidade Universitária, Butantã, São Paulo)
Inscrições gratuitas neste link. Mais informações no site do evento.

.