Em São Paulo, alunos da USP oferecem curso gratuito de comunicação

Projeto Redigir tem aulas que unem o estudo da língua portuguesa com debates sobre temas atuais. Inscrições começam 19 de julho

17/07/2019 - Publicado há 5 anos
O objetivo do curso é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente – Imagem: Reprodução/Facebook

Que tal estudar língua portuguesa, mas ir além da gramática e da organização das frases? O Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em São Paulo, recebe, a partir do dia 19 de julho, inscrições de interessados em seu curso de Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa, que será realizado no segundo semestre.

O curso gratuito é voltado para jovens e adultos, que tenham concluído o ensino fundamental e não tenham estudado em universidades públicas. A idade mínima para a inscrição é 16 anos e não há idade-limite.

Para participar, os interessados devem comparecer à sala 13 do prédio de Jornalismo e Editoração da ECA, localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, campus Cidade Universitária, no bairro Butantã, e preencher uma ficha. As inscrições ocorrem nos dias 19, 20, 26, 27 de julho e também nos dias 2 e 3 de agosto em horários determinados.

É preciso levar uma cópia do RG, do comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e do comprovante de escolaridade do último nível cursado – ensino fundamental, médio ou superior, se houver. Os candidatos serão selecionados com base em critérios socioeconômicos e o resultado será divulgado na penúltima semana deste mês, quando também se iniciam as aulas.

Com duração de um semestre, as aulas trabalham a língua portuguesa em suas diversas possibilidades: leitura, escrita e fala. Elas apresentam conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O objetivo é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente. Os encontros duram cerca de três horas e ocorrem semanalmente na própria Universidade. Há possibilidade de turmas durante a semana e aos sábados.

Quem já participou e concluiu o curso do projeto Redigir poderá se inscrever novamente este semestre. Serão abertas duas turmas do Módulo II, uma continuação do curso mais voltada a debates e à exploração de novos formatos de aprendizado. É necessário que os interessados apresentem a documentação exigida na inscrição e a seleção também será feita com base em critérios socioeconômicos.

“A língua como um mecanismo vivo”

O Redigir é um projeto de extensão da USP. Foi idealizado em 1999 por alunos da graduação em Jornalismo da ECA, primeiramente direcionado às formalidades da língua portuguesa e à redação para o vestibular. Com o passar do tempo, a proposta transformou-se e adquiriu um caráter mais amplo.

Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como educadores, e o enfoque é a comunicabilidade e a compreensão da língua como um mecanismo vivo. No mês de agosto, o projeto completará 20 anos de existência com novas turmas e eventos especiais para celebrar o trabalho realizado.

Inscrições: 19, 20, 26, 27 de julho e 2, 3 de agosto
Horário: sexta-feira, das 9 às 14 horas e 18 às 21 horas, sábado das 9 às 14 horas
Endereço: Sala 13 do bloco 2 do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, campus Cidade Universitária – São Paulo-SP
Documentos necessários: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver).

Mais informações: (11) 3091-1499, site https://projetoredigirecausp.wordpress.com ou pelo e-mail projetoredigir@gmail.com

Com informações da Assessoria de Comunicação do Redigir