Arte sobre foto / Pixabay / Forp USP

A criança quebrou ou perdeu um dente? Projeto da USP orienta sobre o que fazer

Material orienta a população sobre os cuidados que devem ser tomados em acidentes traumáticos que ocasionam a quebra ou a saída do dente da boca; saber procedimento correto ajuda a preservar a dentição

23/10/2020

Vitoria Pierri

Quebrar ou perder um dente por traumatismo é uma experiência desagradável e bastante comum na infância e adolescência, durante momentos de brincadeira e diversão ou praticando esportes, seja dentro de casa ou na escola. Para isso, pais, educadores, cuidadores e as próprias crianças precisam ser orientados sobre como lidar com a situação.

Somente no ano passado, o Serviço Especializado no Atendimento a Traumatismos Dentários da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP realizou mais de 800 procedimentos relacionados ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de traumatismos. Essa experiência fez com que os profissionais do serviço criassem o projeto Machuquei Meu Dente! E Agora? para orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em acidentes traumáticos que ocasionam a quebra ou a saída do dente por completo da boca. “Um dos maiores problemas é a falta de informação sobre o traumatismo dentário”, explica a cirurgiã-dentista Carolina Paes Torres Mantovani, do Departamento de Clínica Infantil e colaboradora do projeto.

Nas escolas, o projeto ganhou atenção especial com a vertente Professor, Machuquei Meu Dente! E Agora?, uma vez que a Forp tem parceria com a Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de traumatismo dentário, inclusive aqueles ocorridos nas escolas do município. Além de vídeos explicativos, o projeto conta com um folder, tudo desenvolvido pela acadêmica Camila Roberta Garrefa Dagostini, orientada pela professora Alexandra Mussolino de Queiroz e com colaboração da dentista Carolina Mantovani.

São duas as abordagens no material criado, uma voltada para pais, professores e cuidadores de crianças, que traz informações sobre o traumatismo dentário, como: locais mais sujeitos a sua ocorrência, fatores de riscos, formas de prevenção e os primeiros socorros. E outra especialmente criada para as crianças, com material educativo e lúdico em formato de animação, com diálogos simples que orientam sobre como proceder no caso de um traumatismo dentário. Nas orientações estão detalhes sobre como ficar calmo e a importância de achar o pedaço do dente quebrado ou o dente inteiro, uma vez que estes podem ser colados em caso de fraturas ou reimplantados em casos onde o dente sair do alvéolo. “A colagem do fragmento ou o reimplante são as condutas mais conservadoras para o público infantil e quando realizadas corretamente os resultados costumam ser muito satisfatórios”, explica a professora.

De cima para baixo, Camila Garrefa Dagostini, Alexandra Mussolino de Queiroz e Carolina Mantovani, do Projeto Machuquei meu dente! E agora? - Fotos: Forp USP/Linkedin

Confira os vídeos das pesquisadoras da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP sobre o que fazer em caso de traumatismo ou perda de dente

Vídeo para crianças

Vídeo para pais e professores

Clique no player abaixo e ouça o podcast Momento Odontologia #64: Machuquei meu dente! E agora?

Camila conta que ao perceber a grande quantidade de casos de traumatismo dentário na Clínica de Odontopediatria da Forp, e que muitas vezes as condutas tomadas no local onde o traumatismo havia ocorrido não foram as mais corretas, se interessou pelo tema e procurou a professora Alexandra propondo que a orientasse a criar um material educativo, voltado principalmente a educar sobre como proceder em casos de traumatismo, a fim de melhorar o prognóstico, ou seja, o resultado dos procedimentos tomados naquela ocorrência. Assim foi confeccionado um conteúdo voltado para orientação aos pais, aos professores e aos demais profissionais que atuam diretamente no cuidado de crianças sobre o que fazer quando surge o problema.

Para a professora Alexandra, a importância do projeto está também em “educar para promover saúde e levar o conhecimento para além dos muros da Universidade, por meio de atividades de extensão, mesmo em épocas de distanciamento social”. Alexandra comemora o bom retorno do trabalho, e já pensa na sua continuidade. “Vamos iniciar a fase dois do projeto com um novo aluno com bolsa PUB.”

Folder do Projeto Machuquei meu dente! E agora? - Foto: Reprodução/Forp USP

Várias escolas do município e a Creche Carochinha da USP em Ribeirão Preto já receberam o material. As orientações foram realizadas em atividades on-line, por meio de vídeos e panfletos digitais disponibilizados nas redes sociais como o Facebook, Instagram, YoutubeLinkedin, em função da pandemia.  O projeto também teve espaço para divulgação no podcast Momento Odontologia da Rádio USP em Ribeirão Preto. Além dos professores da rede pública e privada do município de Ribeirão Preto, também recebem o material professores de Franca e Sertãozinho, além de professores de odontopediatria de outras instituições de ensino superior e profissionais da área odontológica da Divisão Regional de Saúde. Quem tiver interesse no material, que é gratuito, pode contatar a professora Alexandra por e-mail: amqueiroz@forp.usp.br