Semana de combate ao AVC tem programação especial para crianças

Programa “Fast Heroes” deve capacitar crianças para reconhecer sinais e sintomas do AVC em familiares, ajudando a salvar vidas e a diminuir sequelas

 27/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Minuto do Cérebro, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre a semana mundial de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A doença é a segunda causa de mortalidade no mundo e o principal fator de incapacidade, mas pode ser prevenida e tratada. Por isso, o foco da campanha deste ano é a precaução e o controle dos fatores de risco da enfermidade. 

Com as atividades da campanha on-line, devido à pandemia da covid-19, a programação pode ser acompanhada através dos sites da World Stroke Organization, da Rede Brasil AVC e da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares. Durante toda a semana, às 16 horas, acontecem webinares.

No dia 29 de outubro, que é o Dia Mundial do AVC, “vamos ter uma atividade mais intensa, que se inicia por volta das 10 horas, com a abertura”, conta o professor. Trata-se da Cadeia Mundial de Dança, iniciativa de fomento à prática de exercício físico e à dança como forma de prevenção do AVC. Segundo Pontes, todos podem participar, gravando um vídeo com uma performance de dança e encaminhando para a #Conexão AVC.

Ainda no dia 29, às 12 horas, acontece um webinar para capacitação de profissionais de saúde da linha de frente do atendimento à doença, trabalhadores do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII); o evento comemora os quatro anos da Unidade de AVC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e necessita de inscrição prévia.

Pontes Neto destaca ainda o programa Fast Heroes desta terça-feira, 27 de outubro, às 16 horas. É uma apresentação on-line, dirigida às crianças, ensinando-as a reconhecer os sinais de AVC em familiares e a ligar para o Samu. O professor adianta que estudos “mostram que, quando as crianças são adequadamente capacitadas, elas conseguem reconhecer rapidamente os sinais de AVC e podem ativar o sistema médico pré-hospitalar e, assim, salvar vidas e diminuir as sequelas de seu parente que está com sintomas e sinais de Acidente Vascular Cerebral”.

Mais informações sobre a programação da Campanha Mundial de AVC no Brasil em 2020 estão disponíveis aqui.  

Ouça no link acima a íntegra da coluna Minuto do Cérebro.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.