Satélites detectam como a seca impacta os reservatórios de água na Terra

De acordo com o pesquisador, foi possível analisar os estoques hídricos a partir dos dados da missão Grace

 10/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana entrevista o pesquisador Davi Carvalho Diniz Melo, engenheiro civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestre, doutor e pós-doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Melo fala sobre a missão Grace, dois satélites que ficam a mais ou menos 500 quilômetros da superfície terrestre colhendo informações para análise da variação dos elementos do campo gravitacional e dos recursos hídricos.

De acordo com Melo, de 3 a 4  mil poços foram detectados na região de seu estudo – o aquífero Guarani. “Água subterrânea é um dos elementos mais difíceis de serem estudados. Mas foi observado como a seca impacta os reservatórios de água da superfície terrestre”, afirma.

Por: Vitória Junqueira

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.