Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 5 de setembro de 2020, que homenageou o cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982).
No dia 31 de agosto, o cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982) teria feito 101 anos. Para comemorar a data, o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou no dia 5 passado músicas de autoria do artista interpretadas por diferentes cantores e também composições feitas em sua homenagem.
Saudades de Jackson do Pandeiro, do Clube do Balanço, Jack Soul Brasileiro, de Lenine, a instrumental Homenagem a Jackson do Pandeiro, de Dominguinhos, e Pro Jackson do Pandeiro, do Trio Macaíba, foram as obras apresentadas no programa que têm como tema o músico paraibano.
Entre as composições de Jackson do Pandeiro exibidas em Vira e Mexe estão Cantiga do Sapo, com Renato Braz, Falso Toureiro, com Gilberto Gil, No Som da Sanfona, com Elba Ramalho, Como Tem Zé na Paraíba, com Genival Lacerda, e Lá vai a Boiada, com Zé Ramalho, entre outras.
Comentando a obra de Jackson do Pandeiro, o apresentador Paulinho Rosa destacou que suas músicas são marcadas por “letras bem-humoradas e ritmo cativante”.
Ouça nos links acima a íntegra do programa.
Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xaxado, xote e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.
As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.