Qual a razão das pessoas evitarem se informar?

Carlos Eduardo Lins da Silva explica o contexto e os possíveis motivos para essa atitude

 07/08/2023 - Publicado há 11 meses

Logo da Rádio USP

Neste ano, a pesquisa anual sobre mídias digitais realizada pelo Instituto Reuters revelou que cerca de 41% dos brasileiros preferem evitar se manter informados, principalmente sobre notícias negativas. “Essa tendência parece ser uma resposta à era da hiperinformação que temos vivido, em que as notícias não param de chegar não apenas pelos veículos tradicionais, mas principalmente pelas plataformas das redes sociais”, diz o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, colunista da Rádio USP.

Em sua opinião, “isso tem levado as pessoas a sentirem depressão, angústia, ansiedade e uma sensação de impotência”. Lins da Silva ainda acrescenta sobre o papel fundamental do jornalista na produção das notícias: “Devemos pensar sobre essa situação porque parte da responsabilidade cabe a nós mesmos, jornalistas”.

Muitas vezes, as notícias tendem a focar demais na problemática, sem apresentar possíveis alternativas que, para o colunista, é parte dos argumentos usados para as pessoas evitarem se informar. “Os problemas do público devem ser expostos com a máxima transparência, clareza e intensidade, mas também é preciso mostrar que há possibilidades de solução para esses problemas”, acrescenta.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.