A revista científica Nature publicou um resumo com atualizações de novos tratamentos de terapia gênica com a técnica de CRISPR, incluindo pesquisas e o que já está sendo aprovado na clínica.
A terapia gênica é um tratamento que introduz no organismo genes saudáveis para substituir, modificar ou suplementar genes inativos ou disfuncionais que causem algum problema de saúde.
A técnica de CRISPR foi descoberta em 2012 e permite editar, ou seja, alterar genes. A enzima Cas-9 corta o DNA onde está o gene que se quer modificar, substituindo-o por outro ou corrigindo a mutação defeituosa. “Essa possibilidade tem motivado várias companhias de biotecnologia a investir no tratamento de doenças causadas por mutações genéticas”, explica Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da USP.
Na coluna de hoje (20), Mayana dá detalhes sobre o texto publicado, além de explicar as propostas de terapias e em quais doenças já são aplicadas.
Decodificando o DNA
A coluna Decodificando o DNA, com a professora Mayana Zatz, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.