Ao focar seu comentário desta coluna no processo eleitoral pelo qual o País passa, Luciano Nakabashi percebe uma polarização que coloca o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alinhado mais à esquerda do espectro político, em contraposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro, situado à direita. São, segundo ele, duas forças importantes, que têm permeado a escolha dos eleitores nos diferentes municípios, inclusive na cidade de São Paulo, a capital mais populosa, que ostenta uma concentração muito forte do PIB do País. “O que a gente percebe é esse processo muito polarizado e uma discussão entre candidatos – principalmente quando se olha essa questão do processo no município de São Paulo -, é um debate meio superficial, que tem privilegiado, principalmente, a forma e não o conteúdo.”
Na opinião do colunista, as pessoas precisam, ao fazer sua escolha, focar na capacidade do candidato de solucionar os problemas que são enfrentados por este ou aquele município. “Qual a capacitação que ele tem, a preparação, quais são as propostas, as propostas fazem sentido? A gente tem que analisar isso, e quando fica esse debate mais ideológico, o que é mais importante, que é esse conteúdo, acaba ficando em segundo plano e deveria ser o mais importante no processo de escolha, porque o preparo de quem venha a assumir o Executivo municipal é fundamental nas políticas públicas que forem sendo adotadas aí nos próximos quatro anos, em termos de mobilidade, em termos de educação, em termos de saúde e segurança.” Nakabashi bate na tecla de que o eleitor deve prestar atenção no conteúdo “e não nesse debate que tem ocorrido, que tem sido muito infrutífero no sentido de entender qual é o candidato que é mais preparado”.
Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.