Prefeito e vereador são cargos ligados ao cotidiano do cidadão

Funcionamento de ruas, Lei de Zoneamento, transporte e educação são assuntos da esfera municipal, mas a maioria da população vota sem ter noção da responsabilidade desses cargos

Na coluna Ética e Política desta semana, Renato Janine Ribeiro fala da importância dos cargos de prefeito e vereador. Segundo o colunista, o papel do vereador chega a ser mais importante do que o trabalho de um deputado estadual, pois a competência legislativa dos municípios é muito grande.

Muito do que se refere à vida cotidiana das pessoas passa pela esfera municipal como Lei de Zoneamento, que determina se o bairro em que moramos pode ou não ter comércios, indústrias, casas e/ou prédios, bares, etc. “Tudo isso depende da Câmara Municipal e a especulação imobiliária faz uma pressão terrível”, aponta o colunista. A Prefeitura também define o funcionamento de ruas, cuidado de calçada, transporte público, todas questões muito ligadas ao cotidiano do cidadão.

O colunista alerta que, infelizmente, a maioria das pessoas vota sem a mínima responsabilidade. Janine destaca que uma coisa é culpar os políticos eleitos e dizer que eles não estão à altura do povo, que existe corrupção, falta de preparo e de políticas públicas adequadas. Tudo isso é verdade. Mas também é verdade que, desde 1982, ninguém assumiu esses cargos no Brasil sem dever esses cargos ao voto popular. Por isso, nós somos responsáveis pelo mau funcionamento do governo, porque, muitas vezes, votamos de maneira desatenta, sem pensar no bem do município.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ética e Política.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar toda quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.