Ministério da Educação está em fase crítica, pois deixou de cumprir sua missão primordial

Renato Janine fala das denúncias envolvendo uma suposta influência de pastores evangélicos na pasta, uma das mais importantes do País, na visão do colunista

 06/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Nesta coluna, Renato Janine Ribeiro comenta as denúncias envolvendo uma suposta influência de pastores evangélicos no Ministério da Educação, uma das pastas mais importantes do País, na opinião do professor. Janine conta que, quando foi titular da pasta, em 2015, ele gostava de dizer que o Ministério era um dos únicos do Brasil que havia surgido em decorrência de uma revolução. Um mês após a Revolução de 1930 foi criado o Ministério da Educação e da Saúde, que, posteriormente, foi dividido em duas pastas diferentes, sendo que às vezes a pasta vai ter Desportos ou Cultura juntos.

Com a criação da pasta, o Brasil deixava de ter Ministérios voltados apenas para o funcionamento da máquina estatal e começava a ter a visão ligada à necessidade de se ter projetos e missões sociais que um governo precisa executar. “Desde os anos 1990 está claro que o Ministério da Educação tem um papel de liderança no sistema nacional de educação”, aponta o colunista.

Atualmente, segundo o professor, o Ministério está em uma fase crítica, porque deixou de cumprir muitas dessas missões, sendo que, nos últimos anos, muitas delas foram negligenciadas. Um exemplo é a licitação de kits de robótica a preços mais altos para escolas públicas, muitas delas carentes de infraestrutura mínima, como acesso à internet.


Ética e Política
A coluna Ética e Política, com o professor Renato Janine Ribeiro, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.