Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre a separação escolar de alunos com deficiência. As discussões surgem em função do decreto assinado em 1º de outubro deste ano, pelo presidente Jair Bolsonaro, que prevê a separação em salas especiais de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como o autismo e superdotação; mas, informa o professor, isso depende da adesão de Estados e municípios.
Para muitas entidades e agentes da educação, o decreto é visto como um retrocesso na integração de pessoas com necessidades especiais, visto que a inclusão desses indivíduos os torna independentes do saber e do trabalho, como também conscientiza a sociedade e a coloca como parceira.
Leitura ampliada, melhor iluminação, sistemas de captação de imagens e braile são algumas das possíveis adaptações que alguns alunos podem precisar, comenta Rocha e, para o especialista, o consenso do debate está na garantia de que a inclusão de pessoas com diferentes capacidades é produtiva, “para o curso, para a vida escolar e, depois, na vida produtiva e profissional dos indivíduos”.
Atividades que ampliem o conhecimento e o acesso à informação, como aulas extras e aulas especiais são importantes para os indivíduos com necessidades especiais, “sejam cognitivas, sejam de aprendizado, sejam sensoriais, como visão, audição, entre outras”, diz o professor.
Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
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