![20210909_dialogos-sexta 20210909_dialogos-sexta](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2021/09/20210909_dialogos-sexta.jpg)
Blog
Gigantes da tecnologia devem ser cerceados em seu poder ilimitado
Paulo Feldmann discorre sobre a imposição de limites para as grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs
No dia 31 de agosto, a rede social X, antigo Twitter, ficou indisponível em todo o território brasileiro. O motivo da indisponibilidade foi o descumprimento da ordem imposta por Alexandre de Moraes. A decisão foi tomada depois de o STF ter intimado o empresário Elon Musk, dono do X, a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da rede social. Diante da ausência de representantes do X no Brasil, Moraes mandou bloquear as contas da empresa Starlink no Brasil, também de propriedade de Elon Musk, como forma de garantir o pagamento de multas impostas pelo STF à plataforma.
Sobre esse assunto, o professor Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, discute a necessidade de impor limites às gigantes da tecnologia, ressaltando a importância dessas big techs respeitarem as regras e legislações dos países onde estão localizadas. “Claro que foi muito bom o Supremo Tribunal Federal ter coibido a X, que é o antigo Twitter, do Elon Musk, porque, afinal de contas, essas empresas acham que não têm nem que respeitar a legislação do País, pelo que estava acontecendo. Pelo menos isso aconteceu. Foi uma espécie de “chega pra lá”, que o ministro Alexandre Moraes deu na empresa do Elon Musk. Mas isso é muito pouco diante do poder insofismável que elas têm de domínio das informações que nos prejudicam” , afirma.
Controle de informações
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/11/20201106_feldmann2.jpg)
Feldmann ainda conclui exemplificando maneiras de solucionar a hegemonia de gigantes da economia e mais uma vez ressalta a importância da elaboração de novas políticas públicas que fiscalizem melhor o uso das redes sociais. “A questão das big techs também tem que ser um problema tratado mundialmente. Não pode ser tratado por um país individualmente. Tem que ser tratado por toda a humanidade e tem que ser realmente tratado para coibir esse poder incomensurável dessas empresas” , encerra.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/04/icone_politica_de_uso_jornal_da_usp2.png)
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.