Ferramenta traça perfil econômico de rotas importantes para transporte nacional

Desenvolvida por um grupo de pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, coordenado por Thiago Guilherme Péra, essa ferramenta dimensiona indicadores de custos de transporte em relatórios automatizados

 19/04/2023 - Publicado há 2 anos
As pesquisas realizadas pelo grupo são focadas no suprimento da logística de transporte – Fotomontagem: Jornal da USP – Fotos: Freepik e Flickr

 

Logo da Rádio USP

Uma nova ferramenta, desenvolvida por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo, dimensiona indicadores de custos de transporte em relatórios automatizados. Eles são realizados a partir do cruzamento de informações de diferentes bases de dados, assim, é possível apontar os principais custos de transporte. Eles também podem ser determinados pelos próprios usuários.

Segundo Thiago Guilherme Péra, coordenador do Grupo Esalq-Log da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, em Piracicaba, o grupo apresenta foco em pesquisas aplicadas aos sistemas logísticos que apresentam impactos em políticas públicas. 

Funcionamento 

Thiago Guilherme Péra – Foto: Arquivo Pessoal

É importante destacar que as pesquisas realizadas pelo grupo são focadas no suprimento da logística de transporte; por esse motivo, os laboratórios de dados são essenciais. Um dos projetos que estão sendo promovidos no momento é o Analytics. Por meio dele, o perfil econômico de diferentes rotas é analisado e pode ser utilizado para a criação de novos relatórios. A partir do sistema, também é possível fazer avaliação de políticas públicas voltadas ao setor. 

Nesses documentos, são analisados qual o custo econômico de uma rota, a margem de lucro do transportador, a sazonalidade de diferentes caminhos, entre outras informações. “Esse tipo de análise supre uma demanda muito grande nesse ramo. Vale a pena destacar que esse relatório é criado de forma automática, utilizando como base mais de 5 mil rotas”, explica o especialista. 

Se o usuário tiver interesse, ele pode mandar uma nova rota para o grupo e um relatório será disponibilizado em poucos minutos. O aparelho também se baseia no cruzamento de informações, dessa forma, diferentes dados são utilizados para que o relatório seja apresentado para quem está utilizando o mecanismo. 

Grupo 

O especialista explica que o grupo Esalq-Log foi criado oficialmente em 2003, mas apresentava atividades embrionárias desde 1997, com o desenvolvimento de um projeto denominado Sistema de Informações de Fretes, que continua ativo até hoje. A atividade consiste no acompanhamento do mercado de fretes no Brasil, assim, informações sobre preços de transporte são levantadas pelo grupo e divulgadas para a população. 

“Nessa linha, nós temos uma série de bases de dados, que são oriundas de pesquisas primárias. Nós também temos modelos de custo de transporte, que representam o efetivo custo da operação, juntamente aos modelos de preço de frete, que são definidos a partir dos valores de oferta e demanda do mercado”, discorre Péra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.