Nos dias 23 e 24, acontecerá o 33º Workshop Integrativo, organizado pela Poli Júnior, entidade estudantil da Escola Politécnica da USP. O evento é a maior feira de recrutamento da América Latina e tem como objetivo aproximar a Universidade do mundo corporativo e do mercado de trabalho, por meio de palestras e oportunidades de carreira e vagas de emprego. Mais de 60 empresas nacionais estarão presentes e cerca de 6 mil pessoas atendem ao workshop.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas presencialmente durante toda a feira no local do evento, ao lado do prédio da Administração da Poli, das 9h às 19h, ou on-line em wintegrativo.com.br. Brenda Moraes, participante da Poli Júnior, ressalta a oportunidade de alunos da USP e de outras instituições terem contato com grandes empresas e expandir o networking.
Aperfeiçoamento
José Antonio Lerosa de Siqueira, professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP e orientador do workshop, comenta sobre o histórico de qualidade do evento. “A feira vem melhorando, se aperfeiçoando ano após ano, a repetição gera a qualidade e a precisão”, afirma Siqueira.
Com esse modelo de excelência, o professor destaca a confiança das grandes empresas no workshop e na organização da Poli Júnior, promovendo o recrutamento não só dos alunos da USP, mas também de outras universidades. Mais de mil tickets de refeição foram doados pela USP para facilitar a permanência do público no evento.
Importância
Grandes empresas, como o Itaú, expositor e patrocinador, Santander, BTG Pactual, entre outros, participarão da feira. Siqueira esclarece que a participação do workshop é interessante não apenas para aqueles que procuram estágio, mas para o público em geral, na medida em que expõe o mercado empreendedor e amplia o networking.
A interação com os estandes vai além do recrutamento e disponibilidade das vagas de emprego, conforme Brenda, e permeia uma explicação sobre empreendedorismo e dinâmica de trabalho de cada empresa também presente nas palestras. “A ideia nos estandes é tanto conversar com os expositores, que podem dar dicas sobre o processo seletivo, quanto com pessoas que estão na linha de frente, trabalhando, para explicar mais sobre o dia a dia do trabalho”, esclarece Brenda.
Empreendedorismo
O professor chama a atenção para o papel da Universidade na expansão do reconhecimento do “espírito empreendedor”, uma vez que a USP apresenta um histórico mais tradicional, voltado para a pesquisa acadêmica. Por outro lado, desde 2003, houve um esforço de todos os diretores da Poli para ir além da lógica do conhecimento adquirido na instituição ao apoiar qualquer iniciativa de empreendedorismo, diz Siqueira.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.