Foto: Divulgação/Projeto Arboreto Esalq

Empresa júnior da USP fornece auxílio em diversos âmbitos da produção agropecuária

Viabilidade técnica, econômica e consultoria são alguns dos serviços prestados pela Esalq Júnior Consultoria Agronômica, que já tem mais de 30 anos de vida

12/12/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Guilherme Castro

A Esalq Júnior Consultoria Agronômica, Empresa Júnior da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, tem mais de 30 anos e atua no serviço de mercado de produção animal e vegetal.

“A consultoria surgiu com o intuito de ter essa proximidade com o produtor, estar ali acompanhando o produtor de verdade e realmente ver a aplicação de todas as indicações que nós estávamos realizando”, comenta Paloma Santos, aluna da Esalq e diretora comercial da Esalq Júnior Consultoria Agronômica.

Contato

A Empresa Júnior tem a função de ser a ponte que liga o aluno com o produtor. A captação de clientes ocorre de várias formas, sobretudo nas redes sociais, como explica Paloma: “Tem a questão do marketing. Nós acabamos captando esses produtores, mas eles também entram em contato conosco por meio de várias plataformas: pelo Instagram, WhatsApp e também pelo nosso próprio site também: o www.esalqjuniorconsultoria.com. Assim que eles entram no nosso site, eles conseguem ver os nossos serviços”.

A Esalq Júnior trabalha com diversos serviços: a viabilidade técnica, que é a análise do local, qual cultura pode ser produzida, ou seja, criar planos para a possível implantação; já a viabilidade econômica diz respeito à possibilidade de o cliente colocar em prática uma ideia própria, mas ainda necessita de um planejamento financeiro; e a consultoria é um acompanhamento mais profundo e contínuo durante todas as etapas da produção. A diretora comercial ainda acrescenta: “Nosso serviço tem algumas durações diferentes: nós temos um serviço de consultoria que dura seis meses, as viabilidades também têm um tempo mais reduzido. Isso é um ponto importante na hora de ser realizada proposta, mas também levamos em conta o número de hectares, o número de amostras. Entretanto, sempre deixando claro que o nosso preço está abaixo do mercado justamente para ser uma aplicação dos graduandos, mostrar essa iniciativa para o produtor”.

Paloma Santos - Foto: Reprodução/LinkedIn

Clientes

A empresa fechou 30 projetos este ano e Paloma conta um pouco sobre o atual, que é o projeto de consultoria técnica em produção vegetal no município de Santa Cruz das Palmeiras: “É um dos nossos projetos, que está acontecendo dentro da empresa. O cliente possui mais de 490 hectares e o nosso intuito foi realizar especificação, definição de herbicidas, de adubos, realmente prestar consultoria para o nosso cliente na parte de cana-de-açúcar e também de soja”.

O acompanhamento do trabalho ocorre em todas as etapas, desde a indicação de como manejar o solo aos resultados da consultoria. A Esalq Júnior também realiza a coleta de satisfação, por meio da métrica Net Promoter Score (NPS), na qual possui mais de 90% da satisfação dos clientes, e também possui um sistema de fidelização. “É um momento de aprendizado, mas que a gente contemple também aquele produtor que confiou em nós, confiou o sonho dele, a propriedade dele”, ressalta a diretora.

Empresa

A experiência de fazer parte de uma Empresa Júnior é importante no aprendizado dos alunos, já que os coloca no setor e amplia a dimensão do que é estudado na sala de aula: “Ter essa vivência real de como será o mundo após a universidade”, diz Paloma.

A diretora conta que, atualmente, 24 pessoas fazem parte da empresa e realizam projetos. A metodologia utilizada consiste em grupos de três pessoas no contato de cada cliente para auxiliar em todas as etapas. A orientação dos alunos por professores renomados e conceituados do agronegócio é presente, mas os estudantes possuem grande independência para gerir os projetos. “Nós estamos há mais de 30 anos no mercado e esperamos que fiquemos mais 30 e mais 30, que nunca pare. É um projeto que impacta muitos alunos, mas a gente entende também que impacta a sociedade. É algo que nós queremos ampliar: ampliar os serviços, ampliar o nosso público e conseguir atender o maior número de pessoas possível”, pontua Paloma.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.