Experiência da “Nature” pode servir de exemplo para jornalismo

Revista científica vai tornar processo de revisão por pares mais transparente. Para colunista, isso pode incentivar veículos de comunicação a se tornarem cada vez mais transparentes também

 24/02/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/02/2020 as 16:10

Logo da Rádio USP

A revisão por pares (peer review, em inglês) é uma prática bastante estabelecida na comunidade científica para publicação de artigos e concessão de recursos para pesquisas. Com o objetivo de tornar o processo mais transparente, a revista Nature vai publicar as trocas de correspondência anônimas entre os autores dos artigos e os revisores. Na coluna dessa semana, Carlos Eduardo Lins da Silva comenta essa iniciativa e afirma que a transparência, tanto na ciência quanto no jornalismo, é um valor essencial e deve ser sempre incentivado.

Ele recorda de experiências como a do New York Times e do Boston Globe de abrir as reuniões de conselhos editorias para o público. “Reuniões que antes eram privadas agora estão sendo colocadas à disposição do público”, relata o jornalista. “Quanto mais transparente for esse processo, melhor para a credibilidade do jornalismo”.

Ouça a coluna na íntegra clicando no link acima.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.