A revisão por pares (peer review, em inglês) é uma prática bastante estabelecida na comunidade científica para publicação de artigos e concessão de recursos para pesquisas. Com o objetivo de tornar o processo mais transparente, a revista Nature vai publicar as trocas de correspondência anônimas entre os autores dos artigos e os revisores. Na coluna dessa semana, Carlos Eduardo Lins da Silva comenta essa iniciativa e afirma que a transparência, tanto na ciência quanto no jornalismo, é um valor essencial e deve ser sempre incentivado.
Ele recorda de experiências como a do New York Times e do Boston Globe de abrir as reuniões de conselhos editorias para o público. “Reuniões que antes eram privadas agora estão sendo colocadas à disposição do público”, relata o jornalista. “Quanto mais transparente for esse processo, melhor para a credibilidade do jornalismo”.
Ouça a coluna na íntegra clicando no link acima.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.