As lições que o ano da pandemia deixou ao Brasil e ao mundo

Alberto do Amaral avalia que a política externa do Brasil deve buscar o desenvolvimento, defender os interesses nacionais e proteger o meio ambiente. É hora de repensar o tema

 15/12/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

O ano de 2020 está terminando e muitas lições foram deixadas para o mundo. Entre essas lições estão: os alertas da ciência devem ser ouvidos; o conhecimento científico não pode e não deve ser politizado; futuras pandemias podem estar a caminho e governantes devem estar preparados para o enfrentamento; a China também entra nas lições, consolidando-se como uma grande potência, e deve ser respeitada como tal, principalmente pelo Brasil, que é seu principal parceiro comercial; o Brasil deve ter uma política externa independente. E, para finalizar, aponta o professor Alberto do Amaral, o Brasil deveria se tornar uma potência verde no mundo, preservando e protegendo o meio ambiente.


Um Olhar sobre o Mundo
A coluna Um Olhar sobre o Mundo, com o professor Alberto Amaral, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.