Antropólogo “anarquista” denunciou o poder das dívidas

Gilson Schwartz lembra que David Graeber foi um ativista do movimento Occupy Wall Street

 14/09/2020 - Publicado há 4 anos
Por

Logo da Rádio USP

O mundo e o pensamento crítico perdem com a morte de David Graeber, um pesquisador que desafiou as visões tradicionais da economia de mercado, como o império das trocas simples que levam a um equilíbrio geral. Sua visão histórica do endividamento e da tecnologia que produz trabalho inútil e desmoralizador é indispensável para entender a crise contemporânea.

Gilson Schwartz lembra que “David Graeber, como anarquista, sempre defendeu o princípio da ação direta, desafiando poderes estabelecidos, poderes da burocracia pública e privada”.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.