A Irlanda contra os cigarros eletrônicos

João Paulo Lotufo lembra que a Anvisa já proibiu os “vapes” por aqui, “mas, na verdade, não há uma punição exemplar para quem vende, para quem traz ou para quem consome” esses dispositivos que só fazem mal à saúde

 Publicado: 23/09/2024 às 8:38

Logo da Rádio USP

O médico pediatra João Paulo Lofuto abre sua coluna citando um ministro irlandês, o qual declarou que o vape é a vingança da indústria do tabaco. Ele (o ministro) se refere ao fato de que, na Irlanda, cerca de 13% das pessoas entre 12 e 17 anos fumaram nos últimos 30 dias. Dessa forma, sua preocupação é no sentido de interferir nesse cenário, de agir para que isso não aconteça. “Nós aqui no Brasil também precisamos agir, estamos em época de eleição e não ouvimos um programa de prevenção de drogas apresentado pelos candidatos”, diz Lotufo, ao contrário do que acontece na Irlanda, onde já existe um projeto de lei para proibir o uso dos cigarros eletrônicos, venda, fabricação e importação de vapes descartáveis. Segundo Lotufo, as leis também vão introduzir a proibição de exibição ou publicidade no ponto de venda em lojas, exceto lojas especializadas que vendam esses produtos. “O ministro da Saúde também quer colocar restrição às cores e imagens das embalagens dos dispositivos para garantir que eles não sejam voltados para os mais jovens. Esse programa já foi feito na Austrália em relação ao cigarro tradicional, ele é um maço de uma cor só e fica escondido embaixo do balcão, não fica exposto”, informa Lotufo.

“O impacto no meio ambiente inclui jogar lixo e ser descartado incorretamente em lixeiras e aí você descarta também as baterias e o material plástico”, diz o colunista, novamente citando o ministro irlandês. “Há preocupações de saúde pública de que os dispositivos podem estar resultando na liberação de compostos tóxicos no meio ambiente, a mesma coisa ocorre com a bituca de cigarro que o indivíduo joga na rua, ele fuma dentro do carro e joga a bituca na rua, essa bituca vai para o rio, vai para o mar e a gente tem os microplásticos no oceano e estamos comendo peixes com microplásticos. Nós temos que cuidar do ambiente; na verdade, nós temos que cuidar de nós mesmos […] a Anvisa já proibiu, mas, na verdade, não há uma punição exemplar para quem vende, para quem traz, para quem consome e nós temos que nos alertar disso. Se o seu filho está usando material desse tipo, cuidado, ele é um grande candidato a ter problemas respiratórios graves e um grande candidato a ser dependente de nicotina para o resto da vida.”


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.