Webinar Ciência USP #05 – Como ficar bem no meio disso tudo?

Num momento em que as crises – de saúde, econômica, política e social – parecem ser a regra, é difícil imaginar como fazer para manter a sua própria saúde mental e física. Neste edição do Webinar Ciência USP convidamos quem entende dos vários aspectos do bem-estar humano para discutir o tema e nos dar algumas orientações. Falamos de alimentação, atividade física e recursos mentais que podem ser mobilizados para a busca de um equilíbrio possível. Confira!

08/06/2020 - Publicado há 4 anos
Ciência USP - USP
Webinar Ciência USP #05 - Como ficar bem no meio disso tudo?
/

Não está descartada a possibilidade de novas quarentenas, ainda que alternadas, mesmo no período após a fase mais crítica da pandemia, que tem sido chamado de o “novo normal”. Pensando no bem-estar em situações assim, nesta edição dos webinars a jornalista Luiza Caires recebe três convidados para falar sobre o tema: Como ficar bem com isso tudo? Saúde física e mental da quarentena ao “novo normal”.

Três convidados falaram no evento, com mediação da editora de Ciências do Jornal da USP Luiza Caires. São eles:

Saúde mental – O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) Guilherme V. Polanczyk explicou as diversas maneiras pelas quais a pandemia atinge a saúde mental e quais as consequências agudas e a longo prazo. Um dos autores do guia Psiquiatria da infância e adolescência, ele também trouxe orientações sobre como cuidar da saúde mental, seja dos adultos, seja das crianças e adolescentes que estão fora da escola presencial.

Alimentação equilibrada – A nutricionista e doutora pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)da USP Desire Coelho discutiu o comportamento alimentar no isolamento falando de fome emocional, dieta e ganho de peso na quarentena. Desire, que é integrante do canal Ciência InForma e autora do livro A dieta ideal, também deu dicas sobre como como organizar a alimentação em períodos como este.

Atividade física – O professor da FMUSP e profissional de educação física Bruno Gualano ressaltou os riscos da inatividade física à saúde geral em curto e longo prazo, os benefícios de se manter fisicamente ativo, e trouxe algumas maneiras de se exercitar durante o isolamento. Também discutiu questões como o uso de academias, prática ao ar livre, prática de atividade física durante a fase sintomática da covid-19 e nossa resposta imune. Gualano, que também integra o blog Ciência InForma e é um dos autores do livro Exercícios Físicos nas Doenças Reumáticas, falou ainda sobre o trabalho do Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da USP neste tema.

Produção: Luiza Caires e Kleison Paiva
Mediação: Luiza Caires