Quando estudamos história na escola, é muito comum aprendermos alguns nomes famosos, de pessoas que tiveram papéis importantes no desdobramento dos acontecimentos: Alexandre, Napoleão, Cabral, Zumbi, Einstein, Mandela, Obama… Mas quantas figuras históricas femininas você conhece? Alguma cientista brilhante, uma grande inventora, uma guerreira famosa, talvez. Se você tem dificuldade em lembrar de mais nomes, saiba que a culpa não é (somente) da sua memória. A dificuldade é causada por um fenômeno chamado apagamento histórico, que é o tema do ViaCast de hoje.
Neste episódio totalmente feminino, tivemos o prazer de conversar com Luanna Jales, historiadora e integrante do canal Leitura ObrigaHistória, um dos principais canais de divulgação de ciências humanas no YouTube brasileiro. Luanna explica o que é o apagamento histórico e quais os mecanismos que fizeram (e fazem) mulheres incríveis serem esquecidas ao longo do tempo, contando exemplos que vêm, pelo menos, desde a Revolução Francesa. No bate-papo, conversamos sobre a presença das mulheres na ciência e na sociedade, e sobre como seria o mundo se algumas realidades distópicas se concretizassem. Finalizamos nossa conversa citando mulheres inspiradoras, donas de nomes que merecem estar na ponta da sua língua da próxima vez que te perguntarem sobre uma mulher importante na história.
Sobre a convidada
A cearense Luanna Jales faz parte do canal Leitura ObrigaHistória, voltado à história e antropologia, desde 2017. No mesmo ano, formou-se em História pela UFSC. Sua pesquisa é voltada especificamente para a história das mulheres e as relações étnico-raciais. Luanna também produz para o YouTube e seu Instagram pessoal conteúdos sobre literatura e relacionados à sua área de pesquisa.
Conheça mais do ViaSaber! Siga-nos em nossas redes sociais para ficar sempre ligado em mais eventos, rolês e conteúdo científico! Instagram: instagram.com/via.saber
Ficha técnica do episódio
Direção: Felipe Alonso
Produção: Breno Natale
Apresentação: Lilian Sagan (host), Adrianna Virmond (host), Mariane Vivan (not a host) e Graciele Oliveira (not a host)
Edição: Felipe Alonso e Daniel Gomes
Redação: Adrianna Virmond
Apoio: Jornal da USP