
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos apontam a rede pública de televisão PBS no topo da lista de marcas em que os norte-americanos mais confiam como fonte de notícias e programas de interesse público. A Public Broadcasting Service (PBS) lidera a lista nos levantamentos feitos nos últimos 21 anos consecutivos.
A PBS é uma organização privada sem fins lucrativos que reúne cerca de 350 emissoras públicas de televisão em todo o país. Formada em 1969, a rede é composta por emissoras públicas com atuação local e que são administradas por universidades, escolas, instituições sem fins lucrativos e organizações estaduais ou locais.
A rede pública de televisão norte-americana distribui programas educativos, culturais, documentários, musicais e noticiários para as emissoras locais que integram a rede. A programação infantil da PBS Kids e programas de documentários como Frontline estão entre as principais referências da televisão pública norte-americana. Programas da PBS Kids são utilizados como recursos didáticos por professores da rede pública de ensino.
O entrevistado desta edição é o editor público da PBS, Ricardo Sandoval-Palos. O editor público exerce uma função parecida com a de um ombudsman, nome mais frequentemente usado por empresas jornalísticas no Brasil.
Sandoval-Palos contou que a radiodifusão pública nos Estados Unidos está sustentada na proposta de oferecer aos norte-americanos os melhores programas informativos sobre temas de interesse público, noticiários, programação educativa e infantil. A PBS, explicou o editor-público, é “uma estrutura em que cineastas, comunicadores e roteiristas se encontram com seus melhores programas e produtos e, em seguida, a PBS distribui [os programas] nacionalmente”.
A PBS é gerida por um conselho de administração formado por 27 integrantes e entre eles estão diretores de emissoras públicas locais que também participam da governança da rede. O presidente da PBS é eleito pelo próprio conselho. Mantida com recursos de taxas pagas pelas emissoras locais associadas para transmitir a programação, a PBS recebe também doações de telespectadores, empresas e de fundações privadas.
Parte dos recursos que financiam as emissoras públicas locais de rádio e de televisão nos Estados Unidos provém do orçamento do governo federal dos Estados Unidos transferido para a Corporation for Public Broadcasting (CPB). A CPB redistribui os fundos do orçamento federal para mais de 1.500 emissoras públicas locais de rádio e televisão em todo o país. Em 2024, a dotação orçamentária da CPB foi de US$ 525 milhões, o equivalente a mais de R$ 2,5 bilhões.
A rede pública norte-americana calcula que a programação da PBS alcança mensalmente mais de 120 milhões de pessoas pela televisão e 26 milhões de pessoas através de ferramentas online. Ao comentar a expansão da PBS para o mundo digital, Sandoval-Palos defendeu que as organizações de mídia “precisam estar onde o público está”.
O editor-público da PBS comentou ainda sobre o papel de emissoras públicas de comunicação no contexto da crise de negócios que empresas jornalísticas enfrentam, o que tem acontecido nos Estados Unidos e também no Brasil. Nos últimos anos, diversos jornais fecharam as portas ou reduziram o número de jornalistas em função da queda do número de leitores e de anunciantes.
Sandoval-Palos acredita que “o papel da mídia pública está se tornando cada vez mais importante diante do que é uma tendência perturbadora de ver as redações de jornais locais reduzirem de tamanho ou desaparecerem completamente”.
Nos Estados Unidos, emissoras públicas locais têm feito coberturas jornalísticas em áreas onde jornais locais desapareceram. “A mídia pública tem conseguido formar uma coalizão de redações locais para compartilhar recursos e cobrir uma área mais ampla em um determinado estado ou região do país. E acredito que é um modelo que a mídia pública pode seguir para cobrir as lacunas de notícias locais”, contou o editor-público da PBS.
Sugestão de leitura sobre o tema:
PBS
About PBS, 2024.
History Timeline / Corporation for Public Corporation
Linha do tempo da radiodifusão pública dos Estados Unidos (1961-2022).
History of Public Broadcasting
Livro de John Witherspoon e Roselle Kovitz com atualização de Robert K. Avery e Alan G. Stavitsky. Current: The Public Telecommunications Newspaper, 2000.
Universo das Emissoras Públicas
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